Vídeo: terremoto de 7,8 de magnitude mata mais de 1,2 mil na Turquia e Síria

Um terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter matou mais de 1,4 mil pessoas na Síria e na Turquia nesta segunda-feira, 6.

O abalo sísmico ocorreu às 4h17 da madrugada (horário local), com epicentro perto da cidade turca de Gaziantep, quase na fronteira síria

Até o momento, as autoridades confirmam 912 mortos na Turquia, 427 nas áreas da Síria controladas pelo governo e 120 nas zonas sob domínio de grupos rebeldes, totalizando 1.459 vítimas.   

Os números, no entanto, ainda devem subir, uma vez que socorristas seguem vasculhando escombros em busca de mortos e feridos. O tremor também foi sentido em outros países do Oriente Médio, como Israel e Líbano.   

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o país ainda contabiliza 5.385 pessoas feridas no terremoto e 2,8 mil imóveis desmoronados.   

Por meio de um comunicado, o governo dos Estados Unidos disse estar pronto a fornecer assistência, enquanto a União Europeia ativou seu mecanismo de Defesa Civil e já enviou as primeiras equipes de socorro.   

“Plena solidariedade às populações de Turquia e Síria após o terremoto desta manhã. Estamos de luto com as famílias das vítimas”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.   

Já o presidente da Itália, Sergio Mattarella, enviou uma mensagem de solidariedade a Erdogan. “Soube com profunda tristeza e acompanho com atenção as notícias sobre o terremoto que atingiu de forma tão grave a zona sudeste da Turquia. Neste momento de luto, a Itália está próxima, com sentimento de solidariedade, à dor do amigo povo turco”, afirmou.   

A premiê Giorgia Meloni, por sua vez, expressou “proximidade e solidariedade às populações atingidas” e destacou que acompanha as notícias sobre o terremoto “constantemente”. O ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, colocou a Defesa Civil do país à disposição da Turquia.   

A Itália chegou a emitir um alerta de possível tsunami para o sul do país após o terremoto, mas já revogou o alarme. (ANSA).   

Por: G1

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Veículos se envolvem em acidente no bairro Buriti em Itaituba

A colisão entre dois veículos aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), na Avenida Buritis com…

3 horas ago

Anitta desabafa após perder mais de 200 mil seguidores: ‘Porque eu sou macumbeira’

Na tarde de segunda-feira (13), a cantora Anitta fez uma live nas redes sociais e…

3 horas ago

Dupla comemorava homicídio, recebe PM a tiros e leva a pior

Os dois homens alvejados pela Rotam eram suspeitos do assassinato de Max Gomes Machado (foto),…

4 horas ago

5 Motivos para fazer um intercâmbio de inglês

Quer fazer um intercâmbio de inglês e está procurando um motivo para isso? Então o…

8 horas ago

Mulher pede ajuda para encontrar bicicleta furtada em Tailândia

Uma moradora de Tailândia, nordeste paraense, pede ajuda para localizar a bicicleta do filho de…

8 horas ago

Paysandu empata com o Goiás, segue sem vencer e é o lanterna

Papão ainda não venceu após cinco jogos na Segundona | Jorge Luís Totti/PaysanduO Paysandu esteve…

10 horas ago

This website uses cookies.