TV Box: Anatel retira de circulação mais de 1,4 milhão de aparelhos

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou nesta quinta-feira (9) que retirou de circulação mais de 1,4 milhão de aparelhos conhecidos como TV Box. O valor estimado dos aparelhos apreendidos é próximo de R$ 400 milhões.

  • A Anatel retirou mais de 1,4 milhão de aparelhos TV Box de circulação no Brasil
  • Este tipo de produto é muito utilizado para compartilhamento de sinal de TVs por assinatura e streaming ilegalmente
  • A ação visa coibir o uso de aparelhos TV Box não homologados
  • A comercialização e utilização de produtos para telecomunicações irregulares são passíveis de sanções

Tais aparelhos são conhecidos por oferecer sinal ilegal de operadoras de TV paga através de aplicativos que imitam serviços de TV por assinatura e plataformas de streaming. Os dispositivos retirados de circulação não têm autorização da Anatel para atuar no Brasil.

A fiscalização observou a oferta desse tipo de produto pirata na internet e em feiras populares. Associação Brasileira de Televisão por Assinatura estima que, por ano, o impacto da pirataria na TV por assinatura custe R$ 15 bilhões.

A Anatel determinou o bloqueio ao acesso desses equipamentos à internet por meio dos provedores dos serviços. Equipamentos de telecomunicações precisam de homologação da Anatel para serem comercializados e utilizados no Brasil, segundo a agência. O processo de avaliação da conformidade e homologação busca garantir padrões mínimos de qualidade e segurança.

A ação contra a pirataria faz parte do Plano de Combate ao Uso de Decodificadores Clandestinos da agência e visa coibir o uso de aparelhos TV Box não homologados. Tais aparelhos destinados à recepção de sinais de TV a cabo ou de vídeo sob demanda podem acessar conteúdos protegidos por direitos autorais, o que configura crime.

A Anatel ainda alerta que não apenas a comercialização, mas também a utilização de produtos para telecomunicações irregulares são passíveis de sanções administrativas que podem ir de advertência a multa, além da apreensão dos equipamentos.

Por: Olhar Digital

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Governador Helder Barbalho Anuncia Antecipação do 13º Salário para Servidores

Na tarde desta quinta-feira (26), em Nova Iorque, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou…

1 hora ago

Lauro mantém liderança com 52%, Alemão segue com 20,3% e Jake 10,5% mostra nova pesquisa

A pesquisa do Instituto Skala revela que Lauro Hoffmann (MDB) continua liderando a corrida eleitoral…

1 hora ago

Mulher do “Que Xou da Xuxa é esse?” encontra artista no RiR

Patrícia virou meme nas redes sociais após viralizar em um vídeo na época com 9…

4 horas ago

Frutas com Menos Açúcar: Opções Saudáveis para Dietas de Emagrecimento

As frutas são essenciais para uma alimentação equilibrada, fornecendo vitaminas, minerais e fibras que ajudam…

5 horas ago

Deputada Erika Hilton pede bloqueio do ‘Jogo do Tigrinho’ no Brasil

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou nesta quinta-feira (26) uma representação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando o…

5 horas ago

This website uses cookies.