Categories: MarabáNotícias

Padre influencer do Pará relata “fundo do poço” da depressão

Serenidade, mansidão, brandura, essas são algumas características que a sociedade tende a dar aos padres, que muitas das vezes são vistos como “super-heróis”. Mas será que é isso mesmo?

Especialistas têm criticado o ambiente tóxico da igreja e trazem a reflexão de que os sacerdotes são pessoas normais: adoecem, ficam tristes, estressados, têm depressão e podem encontrar o fundo do poço. Não há fé que os proteja disso.

+ Cientista revela ‘verdadeiro rosto’ de Santo Antônio

Um exemplo entre muitos é Patrick Fernandes, de 35 anos. Em 2019, o padre apresentou sintomas da depressão. Não tinha vontade de fazer nada, mal queria sair da cama. Emagreceu e passou a descuidar da própria aparência.

Patrick não conseguia se concentrar nas atividades da Paróquia São Sebastião, em Parauapebas, sudeste do Pará, onde vive. Começou a faltar a compromissos e inventar desculpas para ficar cada vez mais isolado. “O que eu mais gostava era chegar em casa e ir para o quarto, torcendo para que não houvesse amanhã. Assim, não precisaria enfrentar tudo de novo”, contou.

Uma psicóloga que frequentava a paróquia notou que Patrick não estava bem e ofereceu ajuda, mas o padre não aceitou, pois só queria ficar cada vez mais afastado das pessoas.

O sacerdote só resolveu fazer algo após o que define como “a noite mais longa” de sua vida. “A dor chegou com muita força”, disse o padre.

Conversou com a psicóloga e reagiu. Recebeu o diagnóstico de depressão de um psiquiatra, começou a fazer terapia e a usar medicamentos.

+ Padre é afastado após abençoar cerimônia com casais gays

Não há muitas pesquisas recentes que investiguem a saúde mental de padres, principalmente no Brasil. Até existem cientistas e líderes religiosos que escrevem artigos ou livros sobre o tema, mas com limitações.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), por exemplo, disse que se preocupa com o tema e há um estudo em andamento, mas não detalhou data de divulgação ou a motivação por trás do trabalho.

Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente do Isma (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse) Brasil, resolveu estudar o assunto no país em 2008. O foco era entender as profissões que mais causavam estresse entre os brasileiros. Quando resolveu incluir padres e freiras, encontrou muitos obstáculos.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Jogo do Tigrinho: entenda a polêmica dos jogos de azar

O Comando do Consumidor traz um tema de grande relevância: a divulgação de jogos de…

3 horas ago

Índice da B3 mede desempenho das ações de empresas inclusivas

Organizações que promovem a representatividade de grupos sub-representados no mercado serão incluídas no novo índice…

4 horas ago

Apesar do calor durante o ‘verão amazônico’, Pará terá chuvas acima da média em julho

Mesmo com tempo ensolarado e altas temperaturas devido ao “verão amazônico”, que já é tradicional durante o mês de julho no Pará, o Estado deverá…

4 horas ago

PL Antiaborto: Lira quer adiar pautas “polêmicas” na Câmara

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reconheceu a aliados que sofreu muito desgaste ao…

9 horas ago

Colisão fatal entre moto e carreta há 10 km de Novo Progresso, Pará

Na manhã  deste domingo (30), exatamente por volta das 11h:40 uma guarnição da policia militar…

9 horas ago

Adolescente é apreendida por matar ex-companheiro a facadas enquanto ele dormia em rede no Pará

Uma adolescente, de idade não revelada, foi apreendida pela Polícia Militar, na noite de domingo (30), suspeita de…

9 horas ago

This website uses cookies.