Como fazer do Brasil um player internacional estratégico? De que forma o Brasil pode integrar as cadeias globais de comércio se consolidando como importante exportador de produtos de maior valor agregado? Como aumentar a presença brasileira na balança comercial mundial, superando obstáculos e gargalos internos? Estas e outras perguntas estão na pauta do mais novo episódio do podcast BR+ Competitivo.
Em “Desafios para a inserção brasileira no comércio global”, Tatiana Prazeres, então diretora de comércio exterior da FIESP, e Daniel Randon, CEO da Randon, debatem os rumos da economia global e seus reflexos no mercado mundial e brasileiro. “O Brasil ocupa hoje a 25ª posição entre os maiores exportadores mundiais, e representa 1.3% das fatias das exportações globais. O que me preocupa é o perfil de nossa exportação. Temos perdido valor agregado dos nossos produtos. Temos tido uma perda de participação de produtos de média e alta intensidade tecnológica”, apontou Tatiana Prazeres.
No episódio 9, os executivos observam ser imprescindível que novas diretrizes e metas sejam estabelecidas a fim de tornarem o Brasil uma potência mundial. Para Randon, no Brasil a exportação de tributos também é uma preocupação.
“O próprio custo da energia é fora da competitividade se olharmos a nível global. São impactos que acabam reduzindo nossa competitividade. É preciso parar de exportar tributos e investir mais em inovação”, observou Randon.
Fonte: FSB Comunicação
Os carros híbridos surgem como uma nova alternativa aos condutores que anseiam por veículos cuja…
Um homem identificado como Danyllo, de 36 anos, morreu após ser esfaqueado pela companheira, em…
Um açougue localizado em Tailândia, nordeste do Pará, foi alvo de um furto durante a…
Linhas de crédito voltadas para pequenos e médios empreendedores das periferias e a formação de…
A região de Chernobyl virou uma grande reserva natural e continua surpreendendo o mundo com…
Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, um homem em uma comunidade rural,…
This website uses cookies.