Fibromialgia: especialista dá 10 dicas para amenizar a dor

A Fibromialgia é uma doença que causa muitas dores e pode prejudicar a qualidade de vida de muitas pessoas acometidas pela doença. A fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia da faculdade Anhanguera, Carla Nogueira, explica que a fibromialgia causa dor em vários músculos, tendões e articulações de maneira difusa, inclusive na coluna vertebral.

“Pessoas que possuem fibromialgia geralmente sentem dor constante em todo corpo por mais de 3 meses, sem que esteja relacionada a outras doenças. Além de outros sintomas, como cansaço, tristeza, depressão e má qualidade do sono, entre outros, já que é caracterizada por mais de cem sintomas associados”, detalha a especialista.

Predominante em mulheres com mais de 30 anos, também acomete homens, jovens e idosos. Por ser uma doença sem diagnóstico feito por exames de sangue, raio-x, tomografias ou ressonâncias é preciso que o paciente consulte médicos especialistas e mantenha o tratamento corretamente.

Infelizmente não há cura para a doença, mas é possível amenizar o quadro com protocolo de tratamento fisioterapêutico adequado para cada paciente, visando a redução e o controle da dor, proporcionando aumento ou manutenção das habilidades funcionais do paciente em casa ou no trabalho. “A fisioterapia é muito importante no tratamento da fibromialgia porque ajuda no cansaço e distúrbios do sono, promovendo o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular”, acrescenta.

A especialista separou algumas ações quem podem ajudar no controle da Fibromialgia. Confira:

1 – Higiene do sono — Se organizar para conseguir ter sono adequado – de aproximadamente oito horas por noite -, e assim, automaticamente, o sistema imunológico se reparar e acordar melhor.

2 – Atividade física — Aline ressalta que é fundamental fazer o mínimo de atividade física possível, com respeito à limitação da dor, como uma caminhada, algo leve, para acelerar o ritmo cardiovascular.

3 – Cuidar da mente – Fazer atividades prazerosas, que gerem bem-estar. Pode ser ficar em família ou amigos e com pessoas que façam o paciente se sentir bem. Fatores emocionais influenciam muito na questão psicossomática.

4 – Rotina de alongamento — Criar uma rotina de alongamento, já que ele é analgésico e ajuda demais a combater as dores.

5 – Água quente — Se for simplesmente fibromialgia, sem processos inflamatórios atrelados à doença, o banho com água quente causa vasodilatação e relaxa os músculos e os pontos excessivos de contração. Se tiver como ser em banheira de água quente, é ainda melhor.

6 – Evitar alimentos e bebidas estimulantes — Ao manter uma alimentação equilibrada e saudável o organismo reage melhor ao tratamento. Importante inibir o consumo de cafeína e alimentos termogênicos, como pimenta.

7 – Grupos de apoio — Frequentar grupos de apoio mútuo faz com que os acometidos pela fibromialgia se sintam pertencentes, se ajudem e se incentivem a superarem os males causados pela doença.

8 – Acupuntura — A técnica ajuda a amenizar as dores crônicas causando alívio.

9 – Ajuda emocional — Manter acompanhamento com psiquiatra e/ou psicólogo faz com que o profissional identifique questões emocionais mal resolvidas e oriente corretamente quanto à necessidade de usar ou não medicamento para a depressão, que afeta muitos pacientes.

10 – Escolha ser feliz – A dor é limitante, sim, e no caso da fibromialgia – que não mata, mas tira a vontade de viver – é importante buscar meios de ser feliz, de ficar alegre. Não se entregar aos sentimentos ruins é fundamental, quando o paciente mostra para a dor que ele é detentor das possibilidades de manter a qualidade de vida o processo flui e facilita muito o tratamento.
Sobre o Fevereiro Roxo

Fevereiro Roxo é uma campanha destinada ao diagnóstico precoce e prevenção de: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Essas doenças são consideradas crônicas, porém apesar de diferentes apresentam algum em comum: todas podem apresentar sintomas iniciais que aparentemente são inofensivos para a saúde, o que dificulta o diagnóstico precoce.

Assessoria de Imprensa | Ideal

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Mulheres negras de baixa renda ainda convivem com agressores

Os casos de feminicídio e outros tipos de agressão contra mulheres no Brasil estão registrados…

2 horas ago

PF prende servidores públicos suspeitos de ajudar garimpos ilegais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, a operação Cobiça, voltada ao combate a…

2 horas ago

Vídeo: marido flagra ‘amigo’ abusando da esposa alcoolizada no Pará

Um caso de violência sexual envolvendo um amigo de família chocou moradores do bairro da…

2 horas ago

Aumento da Demanda por Hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós em Itaituba

Nos últimos três anos, a demanda por sessões de hemodiálise tem registrado um aumento consistente…

6 horas ago

FT Ferro e Aço contrata auxiliar administrativo em Tailândia

A FT Ferro e Aço, localizada na avenida Belém, está recebendo currículos para contratar Auxiliar…

6 horas ago

Homem ‘pega carona’ em traseira de caminhão e é arrastado

O homem vai sendo arrastado pela via ao se pendurar na traseira de um caminhão.…

7 horas ago

This website uses cookies.