Categories: MarabáNotícias

Criança Yanomami de 1 ano morre com  desnutrição

Uma criança yanomami, de um ano e cinco meses, morreu neste domingo (5) na região de Surucucu, em Roraima, com quadro grave de desidratação e desnutrição, além de problemas respiratórios.

O menino, bastante debilitado, deveria ser transferido para um hospital em Boa Vista, capital de Roraima. No entanto, a viagem ficou impossível devido ao mau tempo na região.

O bebê, que é da comunidade de Pahayd, na região do Haxiu, havia sido levado ao posto de Surucucu no sábado à tarde. A região tem sido ponto de referência na área de saúde.

A morte ocorreu por volta das 12h30, segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami, Júnior Hekurari Yanomami.

“A criança chegou com desidratação, desnutrição, cansaço, e os médicos cuidaram à noite toda em Surucucu. Já tinha autorização para remoção, com urgência, para Boa Vista, e a chuva não permitiu”, afirmou Hekurari Yanomami, bastante emocionado.

“É muito triste, muito triste, os profissionais fizeram de tudo para salvar a criança.”

Os yanomamis vivem uma severa crise sanitária, o que fez o Ministério da Saúde decretar emergência em saúde pública de importância nacional no último dia 20.

De acordo com estudo financiado pelo Unicef e realizado em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o Ministério da Saúde, o território yanomami sofre com o aumento da malária e com a desnutrição infantil crônica, que atinge 80% das crianças até cinco anos.

Um inquérito foi aberto pela PF (Polícia Federal) para investigar crime de genocídio. Serão investigados garimpeiros e operadores da logística do garimpo, coordenadores de saúde indígena no governo passado e agentes políticos, o que pode incluir o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Entenda como resgatar o dinheiro de bets irregulares

Os apostadores com dinheiro depositado em bets (empresas de apostas eletrônicas) irregulares têm oito dias a…

1 hora ago

Assassinato em Medicilândia: homem é morto a tiros próximo a posto de combustível

Um crime de assassinato encerrou a vida de mais uma pessoa na região de integração…

3 horas ago

PM desmente candidato do União Brasil sobre local de comício e segurança pública em Tailândia

A Polícia Militar do Estado do Pará emitiu uma nota de esclarecimento, nesta quarta-feira (02),…

3 horas ago

Flamengo vai pagar multa milionária para Tite após demissão

Técnico foi demitido após a eliminação do Flamengo da Libertadores | (Divulgação/Flamengo)Tite foi demitido um…

4 horas ago

Saiba o motivo do apagão que atingiu 15 municípios do Pará

Na noite de quarta-feira (02), por volta das 23h45, uma forte tempestade resultou em um…

7 horas ago

TRE-PA nega pedido de direito de resposta pedido por Alemão contra TV Guajará

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por meio do juiz Tiago Nasser Sefer, negou…

7 horas ago

This website uses cookies.