Batendo os streamings: TV aberta ainda é a queridinha dos brasileiros de todas as idades Para continuar com acesso aos canais abertos, quem usa parabólica tradicional precisa substituí-la pela nova parabólica digital
Das novelas mexicanas aos grandes clássicos da teledramaturgia brasileira, passando pelo noticiário e demais programas de entretenimento, no Brasil, a TV sempre foi mais que eletrodoméstico. Em muitos lares, ela é quase um membro da família. Os serviços de streaming já estão presentes nas casas de 22% dos brasileiros, segundo um levantamento da Kantar Media de 2022. A audiência das plataformas online é a segunda maior do país, com os usuários passando muitas horas por dia consumindo conteúdo online.
Bem longe disso. Na verdade, a pesquisa da Kantar Media também mostra que a TV aberta segue com muita força. Apesar de quase um quarto da população brasileira ter acesso a streamings, a televisão aberta ainda é preferência em todas as faixas etárias. Quando olhamos para as pessoas de 50 a 59 anos, por exemplo, a proporção é de 85% de consumo para a televisão convencional contra 15% do streaming, enquanto 91% dos espectadores acima dos 60 anos consomem a programação de TV aberta. Entre os mais jovens, dos 12 a 17 anos de idade, há a maior aproximação, com 58% consumindo emissoras abertas e pagas, enquanto 42% estão no streaming.
Mais do que viva, o sinal dos canais abertos de televisão também passa por evolução. O exemplo mais recente é que as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar para que a transmissão passe a ser feita apenas para a nova parabólica digital. Isso está acontecendo porque o sinal da tecnologia 5G utiliza a mesma faixa da radiofrequência da parabólica tradicional. Ao migrar o sinal para a nova parabólica digital, as emissoras passam a oferecer à audiência imagem e vídeo de excelente qualidade, além de alguns benefícios que lembram os serviços de TV paga, como descobrir quais são os próximos programas por meio do controle remoto.
A autônoma Carmen Lúcia, 44, aprovou a novidade é festejou os benefícios da nova antena “Eu fiquei muito feliz depois da instalação da minha antena, porque antes quase não pegava canal nenhum, era só uma chiadeira, isso me aborrecia tanto que já não tava querendo mais ligar a Televisão, depois da troca a imagem ficou extremamente melhor, e agora também tenho acesso a mais canais”, conta.
A moradora do bairro de Levilandia , em Ananindeua , teve a antena instalada há três meses pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para fazer a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital para as famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem uma parabólica tradicional, instalada e em funcionamento.
Os interessados podem solicitar o kit pela Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br. Basta ter o número do CPF ou NIS em mãos. Segundo a Siga Antenado, cerca de 10% (9,72%) do total de kits já foram entregues em Palmas e região. A expectativa é que 9.900 famílias sejam beneficiadas no Tocantins até o final da ação.
A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).
Mais informações
CONTATO DA ASSESSORIA
Natália Nascimento (91) 98189-6162
A SPU (Secretaria de Patrimônio da União) realiza nesta quinta-feira (21) uma audiência pública para…
A Caixa Econômica Federal paga terça-feira (19) a parcela de novembro do novo Bolsa Família…
O artigo a seguir tem como objetivo apresentar motivos pelos quais o futebol internacional tem…
A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, um homem suspeito de abusar sexualmente…
Mais de 4 mil pessoas foram dar os "parabéns" ao poste | Foto: Reprodução/InstagramPara quem…
O acidente envolvendo duas motocicletas aconteceu no início da tarde desta terça-feira, 19 de novembro…
This website uses cookies.