ASSISTA: 20ª Edição do Diga Mais Podcast trouxe o tema ‘O que fazer quando sofrer crimes cibernéticos?’

A era tecnológica facilitou a nossa vida; no entanto, abriu espaço para a prática de crimes virtuais, deixando os criminosos cada vez mais sofisticados. Tem-se tornado cada vez mais comum relatos de pessoas que já caíram em algum dos tipos de golpes praticados por meio das plataformas digitais – também chamados de crimes cibernéticos.

Mas a pergunta é: como se proteger dos criminosos? Para respondê-la, o Diga Mais Podcast entrevistou o Delegado Alexandre Brito, da 19ª Seccional de Polícia de Polícia Civil de Itaituba. O programa foi ao ar na noite desta sexta-feira (03) e pode ser assistido na íntegra, em suas plataformas (You Tube e Facebook).

Em pouco mais de 1h de transmissão, o delegado deu ênfase para cinco (05) crimes que ele considera os mais recorrentes no município. O primeiro deles é o estelionato (Art. 171 do Código Penal Brasileiro), em que o criminoso busca enganar a vítima para obter dinheiro ou qualquer outro bem. De acordo com Alexandre, o golpe aparece com frequência em grupos de vendas virtuais.

Delegado Alexandre Brito. (Foto: Diga MaisPodcast).

“É comum o indivíduo colocar anúncio para vender sua moto, vender seu carro, seu produto… O criminoso duplica o anúncio e passa a enganar o vendedor e arruma um comprador, para enganá-lo também. A partir daí, o criminoso começa enganar o comprador, engana o vendedor, faz com que eles não se comuniquem. Fala que não pode falar com outro só pode falar com ele. Ele faz com que a pessoa transfira o dinheiro para ele e fique sem o bem e sem o dinheiro. Aparece com frequência. Todos dia tem um caso na delegacia”., disse

Como medida preventiva, ele orienta que as pessoas fiquem atentas aos preços dos produtos, que, em muitas das vezes, são colocados fora do padrão de mercado, o que é indicativo de golpe. Uma outra dica é não realizar transferência adiantada. “Essa semana teve um caso de uma moto avaliada em 15 mil e estava sendo vendida por 5 mil reais. O golpista se aproveitou pelo fato de aquele comprador estava interessado e queria uma oferta fora do padrão de mercado. Se você não conhece aquela pessoa, como é que ela vai te passar uma oferta naquele valor […]”.

O delegado também destaca que muitos criminosos costumam utilizar falso perfil para cometer os crimes. Passando-se por familiar, costumam pedir dinheiro à vítima, alegando ter trocado de número. Além das dicas preventivas, Alexandre informa que, em meio a esses casos, as vítimas podem comparecer à delegacia e denunciar o perfil falso. Na unidade, ela será orientada a fazer o procedimento de desativação daquele WhatsApp.

“Eles costumam dizer que está com algum problema e precisam urgentemente de um valor. E a vítima, com receio ou medo, acaba repassando o valor. Aí está o grande ponto. A população tem que passar a perceber que, na maioria das vezes, o PIX não etá indo para o parente. É um outro PIX com nome de uma outra pessoa. Sempre preste atenção para ver se é o nome do seu familiar ou, efetivamente, é a pessoa que está negociando. Tenta entrar em contato também pelo telefone”, pontuou.

Outro tipo de golpe enfatizado pelo delegado é o do “falso sequestro”, que, embora tenha algumas características semelhantes, não se enquadra no crime de estelionato e tem pena de quatro (04) a dez (10) anos. Parecido com ele, é o da “facção criminosa”, por meio do qual a vítima recebe uma foto dela com o rosto marcado por iniciais de facções criminosas, e os golpistas informam que ele foi condenada; porém, se der uma quantia em dinheiro, é eliminada da lista. “Isso gera medo por causa da grave ameaça, e a vítima acaba caindo no golpe . E esse golpe do falso sequestro se configura em crime de extorsão, e o mecanismo que temos para apuração é verificar os dados de conexão de onde surgiu para que a gente possa identificar os criminosos responsabilizá-lo pelo ato”.

Em relação ao roubo de dados financeiros ou de pagamento com cartão, o delegado orienta que é sempre importante as pessoas atualizarem o seu celular, nunca baixarem aplicativo de banco por meio de link e sempre buscarem nas plataformas oficiais. “Nuca baixe aplicativo de banco por meio de link de SMS ou link de site da internet. Sempre procure as plataformas oficias Android ou também o iPhone. Sempre olhe a plataforma e veja se o aplicativo está atualizado […]”.

Por fim, Alexandre reforçou para as fofocas nas redes sociais e outros meios, que podem ofender a honra das pessoas quanto à imagem do indivíduo em si ou perante à sociedade. “A depender do teor da fofoca, ela pode não ser crime porque não chegou a atentar contra a honra da pessoa. A fofoca atenta contra a honra da pessoa quando aquilo gera um menosprezo daquela pessoa perante à sociedade […]”.

Dicas e orientações completas podem ser conferidas nas plataformas do Plantão 24horas News (clique no You Tube e Facebook).

Fonte: Portal Plantão 24horas News.

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Paysandu está próximo de anunciar meia ex-Santos e Atlético

Cazares tem experiência de sobra e chega para ser titular | Raul Baretta / SantosJuan…

16 minutos ago

Homem é alvejado com três tiros no loteamento do Abileno em Itaituba, no PA

Por volta das 21h desta quarta-feira (3), uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para…

2 horas ago

Pescador é morto com tiro na cabeça após ser confundido com capivara no Pará

O pescador Silvano Pereira dos Santos, de 58 anos, morreu ao ser baleado na cabeça…

2 horas ago

Claudia Raia se despede da Globo após 40 anos: “até logo”

Cláudia Raia não faz mais parte do elenco fixo da Globo | DivulgaçãoNa tarde desta…

6 horas ago

Inscrições no ‘Mais Médicos’ com 28 vagas para região do Pará encerram no sábado, 6

Iniciaram nesta terça-feira (2) as inscrições de profissionais médicos para o 38º Ciclo – Profissionais,…

7 horas ago

Pai e filha morrem atropelados por fugitivo durante perseguição policial em SP

Um pai e uma filha, de 55 e 19 anos, morreram após serem atropelados por um…

7 horas ago

This website uses cookies.