Risco do aparecimento de doenças aumenta em casos de enchentes, no Pará

A previsão é de chuvas acima do normal na maioria das regiões do Pará, de acordo com a Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do estado, nos primeiros três meses deste ano (janeiro, fevereiro e março). Em casos de enchentes, o contato direto com a água, muitas vezes é inevitável, por isso é preciso atenção para conter o surgimento de doenças.

A enfermeira e professora da faculdade Anhanguera, Jaciane Naziozeno, lembra que a condição é favorável para a propagação da dengue, zikavírus e chikungunya. “Os agentes que existem ali, propiciam um ambiente ideal para a proliferação de vetores, como os causadores das arboviroses por exemplo”, afirma.

A professora diz ainda que as enchentes invadem o espaço urbano de forma contaminada, ou seja, ao saírem dos rios e córregos, as águas acabam levando consigo lixo, lama e esgoto para dentro das casas. Segundo a especialista, o contato direto ou a ingestão de alimentos contaminados propiciam doenças como a leptospirose, cólera, hepatites, febre tifóide, além de outras.

Para evitar as contaminações, a especialista orienta para que a população tenha cuidado com o que é ingerido. “Pode-se prevenir a maioria das doenças não comendo o que ficou submerso, mesmo que esteja em boas condições e protegido pela embalagem”, diz.

Naziozeno acrescenta que evitar o contato com a água, também é essencial, mas nem sempre é possível, por isso, a especialista indica a higienização após o contato. A enfermeira orienta que crianças e adolescentes não devem brincar com a água suja. “O indicado é fazer a lavagem dos ambientes, utensílios e móveis, com sabão e água limpa, em caso de enchentes”, finaliza.

Fonte: Safira Pinho – idealhks.com

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

5 horas ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

1 dia ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

This website uses cookies.