Categories: MarabáNotícias

Países da Celac indicam apoio a Belém para sediar a COP30


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Helder Barbalho (MDB) | Ricardo Stuckert/Divulgação

O comunicado final da Cúpula da Celac, divulgado nesta terça-feira (24), indica apoio dos 33 países da região latino-americana e caribenha ao pleito do Brasil para sediar a COP30, conferência da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegeu Belém como a capital para receber o evento e busca o apoio da ONU para que o país seja a sede do encontro, em 2025. O petista viajou a Buenos Aires para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.

LEIA TAMBÉM:Qual a importância de Belém sediar um evento como a COP 30?

No comunicado, os países da região “saúdam” a candidatura da capital paraense. O apoio é visto como positivo pelo governo brasileiro, por sinalizar unidade regional em torno do tema e indicar, de saída, um patamar confortável de apoios à proposta de ter a cidade como palco do encontro.

A realização do encontro climático na Amazônia foi uma promessa feita por Lula ainda durante a transição, ao participar da COP27, edição do evento realizada no Egito, no ano passado.

A presidência da COP do Clima tem rotatividade regional e volta a ser de um país latino-americano em 2025. A conferência teria acontecido no Brasil em 2019, mas foi cancelada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda em 2018, logo após se eleger.

E MAIS:Governo inicia atividades para execução do “Plano Pará 2050”

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do Diário Online. Os textos escritos são de inteira responsabilidade dos autores.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Três brasileiras estão na lista das mulheres mais influentes do mundo

Rebeca Andrade, Lourdes Barreto e Silvana Santos foram as brasileiras na lista da mulheres mais…

5 horas ago

Semifinais do Paulista reúnem craques em busca de redenção

Neymar, 33 anos, voltou ao Santos em busca da alegria que parecia perdida entre lesões…

11 horas ago

Vídeo: Anitta interrompe bloco e alerta polícia para pegar ladrão

A cantora paralisou o bloco e alertou sua equipe | Foto: ReproduçãoO carnaval continua em…

16 horas ago

Pressionada pela energia elétrica, inflação de fevereiro fica em 1,31%

Sem o desconto na conta de luz que ajudou a segurar a inflação em janeiro,…

18 horas ago

Quem ganhou a Prova do Anjo hoje no BBB 25? Delma Vence a prova

O Big Brother Brasil 2025 realizou neste sábado (8) a oitava Prova do Anjo da…

22 horas ago

This website uses cookies.