Mpox: Pará registra primeira morte por complicações da doença

O Pará registrou a primeira morte por complicações de Mpox – doença anteriormente chamada de monkeypox ou varíola dos macacos. O caso foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na tarde desta quinta-feira (5). A vítima é um homem, maior de 18 anos, que estava internado desde 25 de dezembro de 2022, no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, o PSM da 14, no bairro do Umarizal, em Belém.  

A nota técnica da Sesma aponta que o paciente tinha outras doenças e comorbidades que teriam agravado o quadro de Mpox, como HIV e sífilis. “A Mpox é uma doença de letalidade muito baixa, com maior risco de agravamento em pacientes imunodeprimidos e com múltiplas morbidades”, diz o comunicado da Secretaria Municipal de Saúde. O paciente faleceu no dia 3 de janeiro de 2023, porém o resultado confirmatório de Mpox do Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen/PA) foi divulgado somente na última quarta-feira (4).

“Comunicamos à esta comunidade hospitalar a ocorrência de caso de paciente do sexo masculino, adulto, admitido neste hospital no dia 25/12/2022 com dor abdominal, abcesso perianal e edema na região escrotal, além de exuberantes lesões vesiculares em mesmo estágio, sugestivas de Mpox (novo nome da Monkeypox indicado pela OMS), sendo imediatamente admitido em leito de isolamento. Este NHE, ao receber a informação da infectologia, no dia 26/12/2022, iniciou a investigação e notificou imediatamente Cievs/Devs/Sesm, com coleta de amostras no mesmo dia. Na unidade hospitalar, o paciente teve diagnóstico positivo para HIV e sífilis, iniciando Tarv”, afirma um trecho da nota técnica.

Por: O Liberal

Relacionado


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Beijar bebê recém-nascido é um risco para a saúde da criança

Beijar bebês no rosto pode causar danos sérios a saúde. | (Thinkstock/Reprodução)Quem nunca recebeu um…

1 hora ago

Oito paraenses estão entre as vítimas do desabamento da ponte entre Maranhão e Tocantins

Pelo menos oito paraenses estão entre as vítimas do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira,…

2 horas ago

Inmet emite alerta de chuvas intensas no Pará nesta quinta (26)

noite de Natal, quarta-feira (25), em Belém, foi marcada por uma forte chuva que alagou…

4 horas ago

Novos dirigentes ganham espaço no Paysandu

Toda semana, o DOL Rádio Esporte apresenta novidades sobre os bastidores do esporte paraense, em…

7 horas ago

Queda de ponte: corpo de criança de 11 anos é encontrado

O número de mortos pela queda da ponte Juscelino Kubitschek entre Tocantins e o Maranhão…

7 horas ago

Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto

Três em cada dez domicílios no país ainda não contam com rede de esgoto, segundo a…

7 horas ago

This website uses cookies.