Passados 20 anos, desde a primeira vez em que Luís Inácio Lula da Silva subiu a rampa do Palácio do Planalto para assumir a Presidência da República, centenas de belenenses se preparam para testemunhar em Brasília (DF), neste domingo, 1º, a terceira posse do petista, eleito em outubro de 2022 com 60,3 milhões de votos diretos. Se em 2002 o sentimento predominante era de euforia, desta vez o clima é uma mistura de alívio com esperança.
Os paraenses fazem questão de marcar presença no que consideram um momento histórico para o País. “Esse momento é um sopro de esperança. É ver de perto que por mais que os poderosos tenham tentando acabar com esse país, nós voltamos porque o Brasil é terra das maiorias: dos negros, das mulheres, dos indígenas, quilombolas e do povo mais pobre. Estamos retomando o País para as nossas mãos”, acredita Larissa Martins, umas das coordenadoras da caravana.
Mobilização popular
Larissa conta que o desejo de sair em caravana para acompanhar a posse do presidente Lula da Silva surgiu no dia seguinte da vitória nas urnas, ocorrida em 30 de outubro. “Acreditamos na importância das mobilizações populares, principalmente para assegurar a retomada da democracia e viver esse momento histórico”.
Horas de viagem, dormindo pouco e com alguns perrengues no caminho, mas nada tira o entusiasmo em presenciar a posse do novo presidente do Brasil. Só do estado do Pará a expectativa é que cheguem a Brasília 14 caravanas.
Larissa conta alguns cuidados com a segurança durante a viagem para evitar confrontos ou mesmo a caravana virar alvo de radicais ainda inconformados com o resultado eleitoral lícito.
“Orientamos as pessoas que estão no nosso ônibus a não usarem blusas ou adereços do Lula na estrada, devido ao medo de sofrermos qualquer atentado. E também organizamos para que os ônibus saíssem ao mesmo tempo, para que não estivéssemos sozinhos na estrada”.
O jornalista Rony Dias acredita que o novo governo será um importante parceiro para Belém e vai ajudar a acelerar grandes obras. “A minha expectativa é a melhor possível. E, sem dúvidas, o Lula trabalhará em parceria com o prefeito Edmilson Rodrigues”.
Impeachment
Em 2016, Atácia Santos participou de uma caravana organizada por movimentos sociais de Belém para a capital federal, onde ocorreu o afastamento da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).
Para ela, o atual momento marca o retorno de um projeto popular ao poder. “É a volta ao poder democraticamente pelas mãos do povo. Não há maior vitória que ser reconhecido e consagrado pelas mãos do povo, que digitou nessas eleições de 2022 pela mudança”.
Muita gente fica curiosa para saber quanto se ganha em diversas profissões, mas quando se…
Aluno se vestiu como o governador Helder Barbalho. | Reprodução / TwitterSeja na escola ou…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (12) que a determinação do presidente…
O desafio agora é garantir que GTA 6 Online não seja apenas uma versão expandida…
Papa Francisco permanece internado em Roma. | Reprodução / Instagram / @FranciscusO Papa Francisco permanece…
Nota técnica publicada nesta quarta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) avalia que…
This website uses cookies.