Todo ano, a Sociedade Britânica de Ecologia promove um concurso de fotografia focado na beleza da fauna e da flora, chamado “Capturando Ecologia”. Neste ano, a foto vencedora foi de um sapo que vive na floresta amazônica de Tambopata, na selva do Peru.
Na imagem, o animal aparece com olhos esbugalhados e fosforescentes, que brilham na escuridão. A foto impressionante é do biólogo, Roberto Garcia Roa, da Universidade de Lund, na Suécia, e foi inscrita com o nome “Uma luz nas sombras”.
A vice-campeã foi a foto de uma fêmea de leopardo que corre atrás da caça para a família. Intitulada “A surpresa do leopardo”, a foto congela a tentativa fútil de uma mãe leopardo determinada a alimentar seu filhote. Os leopardos não costumam caçar durante o dia, mas o choro do filhote significava que a fêmea precisava tentar. O fotógrafo lembrou que a mãe leopardo precisou de quatro tentativas para matar a presa.
Entre os estudantes, a foto vencedora de Sam Eberhard, um aluno de Estudos Ambientais e Biologia da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. Inscrita como Takeout, algo como “Bater em retirada” em português, a fotografia mostra ‘um momento de intensa ação em Haystack Rock em Cannon Beach, Oregon’. O autor descreve a foto como: “Uma águia careca agarrou um airo comum do topo da rocha e está fugindo com sua refeição em meio a uma multidão de gaivotas ocidentais”.
Na categoria Ecologia em Ação, o vencedor também foi Roberto Garcia Roa, com o registro “Bruma”. A imagem mostra uma fêmea de águia-de-bonelli morta após ser eletrocutada por linhas elétricas. Como Bruma (o nome do animal) tinha um GPS no corpo desde que nasceu, a morte dela ajudará ambientalistas a identificar linhas elétricas que representam um risco aos animais.
Na categoria “Indivíduos e Populações”, o aluno vencedor foi Jennifer Holguin, Universidade do Texas em El Paso. A imagem, intitulada “O picanço ataca novamente”, mostra um lagarto com chifres de cauda redonda deixado com a boca aberta, empalado por um picanço, que devorou boa parte dele.
Na mesma categoria, a foto que ganhou menção honrosa foi essa, chamada “Veado orgulhoso”, que mostra um veado vagando em um parque do Reino Unido, durante o outono. A imagem foi registrada por Joshua Copping.
Na categoria “Pessoas e Natureza”, a vencedora foi a foto que num primeiro olhar parece normal, registrada por Andreas Eich, da No-Trash Triangle Initiative. Intitulada “Novo lar plástico”, ela mostra um caranguejo com uma tampa de plástico como casa, na Indonésia.
A foto Pesquisa subaquática em Fiji, também fotografada por Andreas Eich, foi muito elogiada da categoria “Ecologia em Ação”. A imagem mostra cientistas instalando gaiolas para tentar descobrir como se comporta um recife de corais sem peixes.
Natureza também é arte, como mostra a categoria “Arte e Ecologia”. O vencedor estudantil foi Naitik Patel, do Instituto de Vida Selvagem da Índia, com essa foto intitulada “Diwali na floresta”. Diwali é justamente esse festival de luzes que brilham aos montes.
Já o vencedor geral da categoria é a foto “Banho de espuma”, de Alwin Hardenbol. O belo registro feito na luz natural da manhã mostra um mergulhão-de-chifres sossegadão na Finlândia.
Na categoria “De perto e Pessoal”, a aluna vencedora foi Francesca Martelli, da Northumbria University. A imagem mostra gotas de orvalho que se acumulam nas asas de uma borboleta. O inseto descansa enquanto espera ser aquecido pelos primeiros raios de sol.
Pentero 800S da ZEISS utilizando para a realização de cirurgias cardíacas | ReproduçãoO Hospital Beneficente…
Na manhã deste domingo, 17 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar recebeu…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público…
No mês de novembro os especialistas do Hospital Moinhos de Vento listam algumas recomendações que…
Gusttavo Lima | Reprodução/ redes sociaisGusttavo Lima é cantor e compositor, um dos maiores nomes…
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) informou ao Grupo Liberal que está com novas…
This website uses cookies.