Categories: MarabáNotícias

‘Sapo com olhos esbugalhados’ ganha prêmio de fotografia

Todo ano, a Sociedade Britânica de Ecologia promove um concurso de fotografia focado na beleza da fauna e da flora, chamado “Capturando Ecologia”. Neste ano, a foto vencedora foi de um sapo que vive na floresta amazônica de Tambopata, na selva do Peru.

Na imagem, o animal aparece com olhos esbugalhados e fosforescentes, que brilham na escuridão. A foto impressionante é do biólogo, Roberto Garcia Roa, da Universidade de Lund, na Suécia, e foi inscrita com o nome “Uma luz nas sombras”.

A vice-campeã foi a foto de uma fêmea de leopardo que corre atrás da caça para a família. Intitulada “A surpresa do leopardo”, a foto congela a tentativa fútil de uma mãe leopardo determinada a alimentar seu filhote. Os leopardos não costumam caçar durante o dia, mas o choro do filhote significava que a fêmea precisava tentar. O fotógrafo lembrou que a mãe leopardo precisou de quatro tentativas para matar a presa.

  Foto intitulada “A surpresa do leopardo” | ⁠Peter Hudson/Reprodução/British Ecological Society   

Entre os estudantes, a foto vencedora de Sam Eberhard, um aluno de Estudos Ambientais e Biologia da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz. Inscrita como Takeout, algo como “Bater em retirada” em português, a fotografia mostra ‘um momento de intensa ação em Haystack Rock em Cannon Beach, Oregon’. O autor descreve a foto como: “Uma águia careca agarrou um airo comum do topo da rocha e está fugindo com sua refeição em meio a uma multidão de gaivotas ocidentais”.

  Foto intitulada, “Bater em retirada” | Sam Eberhard⁠/Reprodução/British Ecological Society   

Na categoria Ecologia em Ação, o vencedor também foi Roberto Garcia Roa, com o registro “Bruma”. A imagem mostra uma  fêmea de águia-de-bonelli morta após ser eletrocutada por linhas elétricas. Como Bruma (o nome do animal) tinha um GPS no corpo desde que nasceu, a morte dela ajudará ambientalistas a identificar linhas elétricas que representam um risco aos animais.

  Foto intitulada “Bruma” a (o nome do animal) | Roberto Garcia Roa⁠/Reprodução/British Ecological Society   

Na categoria “Indivíduos e Populações”, o aluno vencedor foi Jennifer Holguin, Universidade do Texas em El Paso. A imagem, intitulada “O picanço ataca novamente”, mostra um lagarto com chifres de cauda redonda deixado com a boca aberta, empalado por um picanço, que devorou boa parte dele.

  Foto intitulada “O picanço ataca novamente” | Jennifer Holguin⁠/Reprodução/British Ecological Society   

Na mesma categoria, a foto que ganhou menção honrosa foi essa, chamada “Veado orgulhoso”, que mostra um veado vagando em um parque do Reino Unido, durante o outono. A imagem foi registrada por Joshua Copping.

  Foto “Veado orgulhoso” | Joshua Copping⁠/Reprodução/British Ecological Society   

Na categoria “Pessoas e Natureza”, a vencedora foi a foto que num primeiro olhar parece normal, registrada por Andreas Eich, da No-Trash Triangle Initiative. Intitulada “Novo lar plástico”, ela mostra um caranguejo com uma tampa de plástico como casa, na Indonésia.

A foto Pesquisa subaquática em Fiji, também fotografada por Andreas Eich, foi muito elogiada da categoria “Ecologia em Ação”. A imagem mostra cientistas instalando gaiolas para tentar descobrir como se comporta um recife de corais sem peixes.

  Foto Pesquisa subaquática em Fiji | ⁠Andreas Eich/Reprodução/British Ecological Society   

Natureza também é arte, como mostra a categoria “Arte e Ecologia”. O vencedor estudantil foi Naitik Patel, do Instituto de Vida Selvagem da Índia, com essa foto intitulada “Diwali na floresta”. Diwali é justamente esse festival de luzes que brilham aos montes.

  Foto intitulada “Diwali na floresta” | Naitik Patel⁠/Reprodução/British Ecological Society   

Já o vencedor geral da categoria é a foto “Banho de espuma”, de Alwin Hardenbol. O belo registro feito na luz natural da manhã mostra um mergulhão-de-chifres sossegadão na Finlândia.

  Foto “Banho de espuma” | ⁠Alwin Hardenbol/Reprodução/British Ecological Society   

Na categoria “De perto e Pessoal”, a aluna vencedora foi Francesca Martelli, da Northumbria University. A imagem mostra gotas de orvalho que se acumulam nas asas de uma borboleta. O inseto descansa enquanto espera ser aquecido pelos primeiros raios de sol.

  Foto “gotas de orvalho” | Francesca Martelli⁠/Reprodução/British Ecological Society  

 

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

BPTech: Inovação e tecnologia no setor de saúde em Belém

Pentero 800S da ZEISS utilizando para a realização de cirurgias cardíacas | ReproduçãoO Hospital Beneficente…

2 horas ago

Veículo Furtado em Itaituba é Recuperado pela Polícia Militar

Na manhã deste domingo, 17 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar recebeu…

2 horas ago

Concurso unificado: sai hoje resultado de revisão de notas de títulos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo Concurso Público…

2 horas ago

Novembro Azul: 7 Dicas Cruciais para Prevenir o Câncer de Próstata

No mês de novembro os especialistas do Hospital Moinhos de Vento listam algumas recomendações que…

6 horas ago

Gusttavo Lima raspa barba e reaparece de bigode; veja

Gusttavo Lima | Reprodução/ redes sociaisGusttavo Lima é cantor e compositor, um dos maiores nomes…

7 horas ago

Pará tem 71 vagas abertas para estágio e menor aprendiz; Confira

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) informou ao Grupo Liberal que está com novas…

7 horas ago

This website uses cookies.