O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, entregou nesta semana uma nova ala que abriga o Serviço do Prontuário do Paciente (SPP), setor que armazena todas as documentações com informações referentes aos cuidados prestados aos pacientes.
A nova estrutura, que possui mais de 100m², recebeu investimentos no valor de R$ 229 mil do Governo do Pará, para aquisição de novos equipamentos que irão contribuir para guarda, conservação e segurança, dos mais de 200 mil prontuários.
A coordenadora do SPP, Katiana Rios, destaca que o espaço possui estrutura moderna com arquivos deslizantes, controle de umidade, iluminação, climatização, alarme contra incêndio e mecanismos de segurança que protegem as informações dos pacientes.
“O SPP realiza a guarda dos prontuários médicos dos pacientes de forma organizada e segura, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com esse novo espaço e investimento realizado, ofereceremos um atendimento mais rápido e de qualidade aos nossos usuários”, ressalta a coordenadora.
Valdemir Girato, diretor hospitalar da Pró-Saúde, explica que os mobiliários e equipamentos com grande capacidade de armazenamento da nova ala contribuíram para otimização de cerca de 60% do espaço utilizado pelo serviço.
“Apesar dos avanços tecnológicos, armazenamento em nuvens, a guarda de documentos ainda é um grande desafio de gestão para as instituições de saúde em todo país, pois muitos arquivos ainda precisam ser armazenados fisicamente. Esse novo espaço no Regional de Marabá, garante a segurança das informações, com sigilo e armazenamento adequado”, destaca o gestor.
O diretor explicou que o prontuário é um documento de propriedade do paciente, mas segundo a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), cabe à instituição hospitalar conservá-lo por um período de 20 anos.
Este é um dos vários investimentos em modernização recentes realizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), no Hospital Regional do Sudeste do Pará. Este ano, a unidade recebeu novos equipamentos para Unidade de Terapia Intensivo (UTI)
Neonatal, inaugurou setor de Hemodinâmica, iniciou as obras da nova ala de oncologia e do novo almoxarifado.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de 1 milhão de pessoas, residentes em 22 municípios da região, e presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Fonte: Portal Plantão 24horas News, com informações Ascom/HRSP
Papai Noel chega a Belém em programação gratuita que será realizada em shopping da cidade…
Neste domingo, 17 de novembro de 2024, um incidente violento ocorreu na Avenida Sul, no…
Um jovem identificado apenas como Luiz Carlos morreu na noite de segunda-feira (18), após ser…
Pentero 800S da ZEISS utilizando para a realização de cirurgias cardíacas | ReproduçãoO Hospital Beneficente…
Na manhã deste domingo, 17 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar recebeu…
This website uses cookies.