Regional de Marabá busca conscientizar sobre os riscos do tabagismo e alcoolismo

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promoveu na última quinta-feira (15), palestras educativas de conscientização para seus colaboradores sobre prevenção e combate ao tabagismo e alcoolismo.

A iniciativa da unidade, que pertence ao Governo do Estado e é gerenciada pela Pró-Saúde, integra o programa de qualidade de vida do colaborador, que visa disseminar informações sobre saúde e bem-estar aos profissionais que atuam na instituição.

Segundo Thiago Pereira, psicólogo do setor de gestão de pessoas do HRSP, a iniciativa tem como objetivo abrir um espaço positivo para que os colaboradores repensem suas práticas de vida e saúde, e se atentem para formas de cuidado que irão ajudar a enfrentar adversidades.

“Infelizmente, para tentar superar momentos de dificuldade, muitos buscam alívio no álcool, cigarro e outras drogas, trazendo para si diversos problemas de saúde. Por isso, ações de prevenção são fundamentais para alertar sobre os malefícios do uso indevido dessas substâncias”, destacou o profissional.

O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, como por exemplo o câncer de pulmão e laringe, bronquite crônica, hipertensão e o infarto. Já o álcool pode provocar ansiedade e depressão, cirrose, pancreatite, gastrite, entre outras doenças. “São muitos prejuízos para a saúde de quem faz uso dessas substâncias”, alertou Thiago.

De acordo com o especialista, ao parar de fumar, por exemplo, o indivíduo apresenta melhora no olfato, paladar e respiração, além de reduzir o risco de infarto. “No caso das bebidas alcóolicas, a redução do consumo contribui para diminuição dos níveis de ansiedade e colesterol, para o bom funcionamento hepático, melhora da capacidade cognitiva, motora e da memória”, explicou o psicólogo.

Valdemir Girato, diretor hospitalar do Regional de Marabá, reforça que as ações desenvolvidas pela equipe de saúde do trabalhador, junto às demais equipes do hospital, geram bons resultados e repercussão positiva.

“Investimos no cuidado da saúde dos nossos colaboradores, sabemos da importância do trabalho que realizamos para a sociedade. É essencial que os profissionais estejam saudáveis para lidar com a saúde de nossos usuários. É um trabalho contínuo que contribui positivamente para o atendimento de excelência que prestamos ao povo paraense”, explicou Valdemir.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece em todo país atendimento gratuito às pessoas que sofrem com o alcoolismo ou dependência química, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que integram uma rede de assistência especializada.

Fonte: Portal Plantão 24horas News,  com informações Ascom/HRSP

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Inflação da comida em casa cai 0,2% em novembro, sexto recuo seguido

O preço dos alimentos consumidos em casa recuou 0,2% em novembro. Esse resultado é a…

5 horas ago

Cade aprova fusão entre Petz e Cobasi com restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira (10), com restrições, a fusão…

16 horas ago

Petroleiros aprovam greve nacional a partir de segunda-feira

Depois de semanas de assembleias em todo o país, trabalhadores do Sistema Petrobras aprovaram a…

1 dia ago

Preço da hospedagem em Belém quase triplicou em novembro, diz IBGE

O preço da hospedagem na região metropolitana de Belém subiu 178,93% no mês de novembro.…

2 dias ago

BC mantém juros básicos em 15% ao ano pela quarta vez seguida

O recuo da inflação e a desaceleração da economia fizeram o Banco Central (BC) não…

2 dias ago

Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

A manutenção da Taxa Selic – juros básicos da economia – em 15% ao ano…

2 dias ago

This website uses cookies.