MPF pede urgência no combate a novo avanço da mineração ilegal em território Munduruku, no Pará

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou à Polícia Federal (PF) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) que apresentem informações sobre quais medidas estão sendo tomadas para combater a mineração ilegal em território indígena Munduruku, no sudoeste do Pará.

Feita na última segunda-feira (28), a requisição estabeleceu que as respostas sejam apresentadas com urgência.

No final de outubro, o MPF já havia reforçado à Justiça Federal pedido para que a União, o Ibama e a Fundação Nacional do Índio (Funai) sejam obrigados a realizar ação emergencial para conter novas frentes do crime na área.

Segundo indígenas e pesquisadores registraram em vídeos, fotos e relatos, desde setembro esses novos focos de destruição estão avançando principalmente em trechos de rios muito próximos a aldeias.

Alguns dos registros encaminhados ao MPF:

Cenário dantesco – Registros como os que mostram as águas completamente barrentas, poluídas pelo despejo de rejeitos do garimpo ilegal, e crianças nesse meio, são indicativos do cenário dantesco vivenciado pelos Munduruku, apontou o MPF à Justiça.Com drones, pesquisadores filmaram uma área de 15 mil metros quadrados sendo preparada para a expansão da atividade garimpeira, em grande parte já desmatada e com construções de madeira e alvenaria.

Associação e liderança indígena que encaminharam informações ao MPF destacaram que o garimpo ilegal ameaça a sobrevivência dos açaizais e das matas, a qualidade das águas, a fauna e a flora em geral, componentes da base alimentar e econômica dos Munduruku.

Garimpeiros mais armados – Segundo depoimentos encaminhados ao MPF, nos últimos anos, a flexibilização das políticas de controle e acesso a armas de fogo proporcionou que garimpeiros comprassem armas de grossos calibres, pistolas, carabinas e rifles automáticos e munições, aumentando a tensão e o clima de intimidação contra o povo Munduruku.

As lideranças indígenas ressaltam que, como são contrárias à mineração ilegal, sofrem ameaças cotidianamente. Em especial, essas ameaças têm como alvo o cacique geral do povo Munduruku, Arnaldo Kaba Munduruku. Saques e destruição de imóveis fazem parte do arsenal de intimidações.

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

PM realiza mais uma apreensão de drogas em Santarém

A Polícia Militar efetuou mais uma apreensão significativa de drogas no Porto do D.E.R., em Santarém,…

2 horas ago

Jovem é investigado por fazer Enem para medicina pelo irmão

A Polícia Federal deflagrou a Operação Passe Livre III, nesta terça-feira, 21, para combate a…

2 horas ago

Novo curso de Dicção e Oratória abre inscrições

Foto: Reprodução/FreepikDesenvolver uma ótima comunicação é oratória é essencial para ingressar no mercado de trabalho…

3 horas ago

Chuvas no RS levam Volks a colocar funcionários em férias coletivas

A Volkswagen colocou nesta segunda-feira (20) em férias coletivas de dez dias funcionários das fábricas…

5 horas ago

PF descobre nova fraude ao ENEM em Marabá

A Polícia Federal deflagrou a Operação Passe Livre III, para combate a fraudes ao Exame…

7 horas ago

Homem é preso suspeito de furtar facas de supermercado em Tailândia

Um homem foi preso no sábado (18) por uma guarnição do 45° BPM, pelo furto…

7 horas ago

This website uses cookies.