Delegacia Virtual do Pará garante maior agilidade na comunicação de crimes

O investimento do Governo do Estado no aprimoramento do sistema de registros on-line, por meio da Delegacia Virtual (DV) do Estado do Pará, vinculada à Polícia Civil (PC-PA), garante mais celeridade na comunicação de crimes e a redução do tempo de espera para registros presenciais nas Delegacias de Polícia. A tipificação perda/extravio foi a ocorrência mais registrada na Delegacia, de janeiro a novembro de 2022, respondendo por 46,96% dos 183.105 registros realizados no período.

“Entre as melhorias no funcionamento da Delegacia estão a ampliação do rol dos tipos de crimes para registro, a migração da Delegacia Virtual para uma plataforma mais moderna, a melhoria no layout, acarretando facilidade no registro, com telas autoexplicativas, assim como o desenvolvimento de novas funcionalidades para melhorar a segurança e usabilidade da plataforma. A DV proporciona maior conforto, autonomia e alcance do serviço para que o usuário efetive o registro”, destaca a delegada Deisy Lemos, titular da Diretoria de Informática, Manutenção e Estatística (DIME) da Polícia Civil.

A delegada destaca a implantação de georreferenciamento, que permite a indicação precisa do local do fato, impactando positivamente tanto a investigação quanto as operações policiais.

Entre as ocorrências que podem ser registradas via Delegacia Virtual, estão: perda/extravio, acidente de trânsito sem vítimas, furto, roubo, estelionato, ameaça, invasão de dispositivo informático, falsa identidade, perturbação da tranquilidade, difamação, injúria, calúnia, crimes contra as relações de consumo, violência doméstica e familiar contra a mulher, crianças, adolescentes ou idosos, crimes agrários, furto ou roubo a transporte por aplicativo, óbito por causa natural, crimes contra animais, crimes de ódio, falso alarme, entre outros.

A delegada Deisy Lemos explica que ao final do registro é gerado o número do B.O que também é enviado ao e-mail do usuário, caso ele tenha cadastrado. “A ocorrência gerada é automaticamente tramitada para a Delegacia que ficará responsável pela apuração do fato, cujo endereço consta no rodapé da ocorrência e onde o usuário deverá comparecer para solicitar as providências cabíveis. Somente os casos de acidente de trânsito sem vítima e extravio de documento não são tramitados, pois não geram procedimento policial por serem fatos que não configuram crime”, diz.

O protocolo gerado na utilização da DV é o próprio número do Boletim de Ocorrência, que pode ser verificado ou reimpresso através de consulta ao link 2° via no site da Delegacia Virtual. Clique aqui e acesse a Delegacia Virtual.

Com informações Agência Pará

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

18 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

Bolsa volta a bater recorde e tem maior alta em 15 meses em novembro

Em mais um dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa renovou o recorde histórico,…

3 dias ago

This website uses cookies.