Coordenação de Endemias de Itaituba alerta para medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaituba (SEMSA), através da coordenação de endemias, alerta a população para as medidas de combate à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Com a chegada das chuvas, o momento se torna propício para a proliferação do mosquito, que, além da dengue, é transmissor da chikungunya, zika e febre amarela urbana.

O coordenador de endemias do município, Jardson Fontinele, afirma que, em 2021, Itaituba foi o primeiro lugar [em notificação] de dengue do estado do Pará, obtendo um total de mais de 900 casos. Neste ano, a cidade teve apenas 96 casos notificados da doença e somente 14 confirmados. O maior índice dos focos foram registrados nos bairros Liberdade, Floresta, Bom Jardim, São Francisco e Jardim Aeroporto, afirma o coordenador.

Embora tenha havido uma expressiva redução, a orientação é não “relaxar” em relação às medidas profiláticas da doença, as quais vêm sendo intensificadas pelos agentes de endemias da secretaria de saúde. Contudo, Jardson destaca que a população tem papel importante no combate, haja vista que os agentes só fazem vistorias residenciais a cada dois (02) meses, totalizando seis (06) visitas por ano em cada residência.

“… Os agentes fazem uma visita a cada dois meses. São 6 visitas em uma residência por ano. Choveu nesse período chuvoso, vá lá no seu quintal tire todo tipo de recipientes, sacolinha plástica… Os maiores focos no nosso município são em pequenos depósitos. São fáceis de serem eliminados, sacola, vasilha do cachorro, da galinha […]”, orienta o coordenador.

Por isso, é sempre importante a população adotar medidas como: evitar recipientes com água, destampados (caixa d’água, vasilhas de animais etc.); colocar garrafas de bebidas com a boca para baixo; retirar água acumulada em pneus e vasos de planta; fechar bem a lixeira ou armazenar lixo em saco plástico.

Fonte: Portal Giro

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

17 horas ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

2 dias ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

3 dias ago

This website uses cookies.