O êxito absoluto e inesperado da primeira edição do Rally da Chapada está rendendo. Tanto que os organizadores do rali de aventura – desde já considerado o maior da Bahia – definiram onde e quando será a segunda edição: agora os destinos são Vale do Capão e Fazenda Pratinha, em 14/01/2023. Voltando à primeira edição, os organizadores não deram bola para o que muitos disseram sobre a ambição do evento, que inicialmente era de inscrever 50 participantes. Só ouviam “é muito!”, “vocês não vão conseguir levar tudo isso!”, “o recorde de participantes de um rali na Bahia foi de 30 carros!”… E qual foi a surpresa – até para os organizadores – quando 70 veículos se inscreveram para participar! E tudo deu tão certo que muitos dos 250 participantes – lá mesmo, no fim da primeira edição, em agosto de 2022 – já estavam pedindo a próxima. Agora, a 2ª Edição do Rally da Chapada será realizada 5 meses após o evento de estreia, levando todos a desfrutarem de 2 dos principais destinos de lazer na Chapada Diamantina.
ONDE COMEÇA – Um dos mais famosos destinos da cidade de Palmeiras, o Vale do Capão tem cerca de 3 mil habitantes e é uma pequena vila rodeada de montanhas e vales, com ares esotéricos e que atrai amantes da natureza. E foi por isso que o pequeno vilarejo será a sede da 2ª edição do Rally da Chapada. O Capão será o ponto de largada e fica a 30 km da sede da cidade de Palmeiras – que celebra em janeiro de 2023, 132 anos de emancipação. Aliás, Palmeiras impressiona pelas atrações turísticas, a começar pelo cartão postal da Chapada Diamantina: o Morro do Pai Inácio, local do 1º Rally da Chapada. Por lá também está a famosa Cachoeira da Fumaça e as belas cachoeiras da Angélica, Purificação e Riachinho. A trilha das Águas Claras é outro local imperdível, que abriga o Vale do Pati, parte do Parque Nacional da Chapada e considerado um dos melhores locais do planeta para se fazer trilha/caminhada.
ONDE TERMINA – Já Iraquara é conhecida como a ‘cidade das grutas’, pois fica sobre uma galeria subterrânea com aspecto de queijo suíço e encoberta por água, tendo o segundo maior lençol freático do Brasil e o mais rico em recursos hídricos da Chapada. Lá existem cachoeiras, grutas e cavernas, sendo que boa parte fica dentro de uma propriedade privada (da família Solon), a Fazenda Pratinha, ponto de chegada do Rally da Chapada 2023. É lá que, ao final da prova, os participantes poderão desfrutar do “Oásis do Sertão” (que tem a terceira água mais cristalina do mundo e onde ficam as grutas Azul e Lapa Doce), além de curtir um banho energizante no rio Pratinha, dono de águas tão límpidas que parece que brilham como prata – daí o seu nome.
A COMPETIÇÃO – Quem participar verá uma prova com mais obstáculos, que começam pelo Vale do Capão, com estradas de chão, buracos e declives. Segundo Roberto Cunha, piloto hexacampeão brasileiro de Rally 4×4 e que fez o roteiro: “Pra quem for com um 4×2, os desafios serão moderados. Já quem for com um 4×4 terá o privilégio de passar facilmente em vários trechos da prova”. E, ao contrário da 1ª edição, o 2º Rally da Chapada terá 2 percursos, sendo um para quem estiver com um veículo com tração nas 4 rodas.
A largada será em 14/01/2023, sábado, às 9:00, no Vale do Capão, no distrito de Palmeira, tendo como destino a Fazenda Pratinha, em Iraquara, onde os participantes relaxarão após rodarem cerca de 158 km, com passagens pela rodovia BR-242, mas incluindo ladeiras, muita lama e estradas de chão e difícil acesso, tendo como pano de fundo as belezas exuberantes da Chapada Diamantina. O rali tem previsão de ser completado em, no mínimo, 4 horas. E por ser de aventura estilo Regularidade, não adianta ter pressa em chegar primeiro, pois vence quem completar as tarefas com menos erros e no menor tempo.
COMO SE INSCREVER – A inscrição já está aberta pelo site www.rallydachapada.com.br e custa R$ 200, sendo que o primeiro lote promocional dá direito a duas camisas estilo dry fit (para piloto e navegador) e alguns brindes exclusivos. Após a inscrição, o processo de efetivação da dupla participante é realizado automaticamente, bastando anexar documentos como CNH, indispensável para quem for pilotar no rally. E os organizadores esperam uma participação ainda maior que a da 1ª edição, que teve 70 veículos inscritos, com tração 4×2 e 4×4.
O Rally da Chapada é um evento idealizado e realizado pela N2 Comunicação Integrada & Eventos, com patrocínio do Governo da Bahia (através da SUDESB – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), da Prefeitura de Palmeiras, da Fazenda Pratinha e da Jeep do Brasil; além de apoio da ACOMTUV – Associação Comercial do Turismo Auto Sustentável do Vale do Capão e da Tia Sônia. Mais informações através da N2 Comunicação Integrada & Eventos, com Patrícia Narriman (71-99131-7322), Roberto Nunes (71-99666-4905) e Valéria Casseb (11-93494-0777).
Veja mais no site do Auto Destaque.
Depois de ser velado em Belém, corpo de Dom Azcona será trasladado para Soure, no…
Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, foi inicialmente informado sobre um atropelamento com óbito…
Após dois anos foragidos, Tiago da Silva e Silva e Francisca Tamires Barbosa de Sousa,…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (18) que a tributação dos super-ricos,…
Importante ator da novela "Alma Gêmea", da Globo, revelou em entrevista quando superou a dificuldade…
Um policial militar do Pará foi afastado da corporação após se envolver em uma briga…
This website uses cookies.