Começou na sexta-feira (21), o XXIV Festival do Tucunaré, em Tucuruí, Região Sudeste do Pará. O Festival, que ocorrerá até o próximo domingo, 23, nas Escadarias de Santo Antônio, é um dos maiores festivais do município, envolvendo música, artesanato, culinária, literatura, dança e muito mais.
O evento é promovido pela Prefeitura de Tucuruí, por meio do Departamento Municipal de Cultura, e busca valorizar a identidade e a diversidade da cultura local e regional.
Durante três dias, são desenvolvidos concursos de melhor redação, melhor prato típico à base do peixe que dá nome ao festival, melhor barraca e miss/rainha do festival. Os vencedores recebem prêmios em dinheiro e troféus.
Rainha do Festival
O XXIV Festival do Tucunaré vai eleger a mulher que vai representar o evento e receber o título de Rainha do Tucunaré. As candidatas farão uma série de apresentações, como desfile com trajes regionais, desfile com vestidos elegantes, desfile com trajes de banho, além de coreografias. Esse ano oito candidatas disputam o título.
Para o diretor de cultura de Tucuruí, Jean Ribeiro, a realização do Festival do Tucunaré é importante por vários motivos. “Podemos citar a democratização da cultura popular tucuruiense aos munícipes e visitantes, o fortalecimento da diversidade e identidade cultural da cidade, o estímulo ao turismo local, gerando renda para os moradores e para a economia local. Além de, manter viva a manifestação da Cultura Popular Tucuruiense em nosso município e região”.
O evento acontecerá sempre a partir das 19h, gratuitamente. Além dos concursos, o público também vai prestigiar apresentações de grupos culturais, bandas regionais e de artistas locais.
Tucunaré
Tucunaré, do Tupi “tucun” (árvore) e “aré” amigo (por extensão, “semelhante”), ou seja, “semelhante ao tucum”, Cichla spp., é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho. Os tucunarés são peixes escamosos e de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal e são peixes ósseos.
“Valorizar a cultura do município é de extrema importância para a Prefeitura de Tucuruí, pois manter os eventos culturais é uma forma de incentivar a população a conhecer e também valorizar a identidade e diversidade do nosso município. Não podemos, jamais, deixar essa manifestação desaparecer”, concluiu Jean.
Nesta segunda-feira, dia 4, a CAIXA inicia o pagamento do Auxílio Extraordinário destinado aos pescadores…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece essas informações em sua página oficial e aplicativos |…
Durante o mês de novembro, pessoas que possuem dívidas com bancos e financeiras poderão negociar…
Na noite de sexta-feira (1), uma mulher identificada como Ligia Monteles foi vítima de um…
Elisson Carlos dos Santos do Carmo foi preso por uma guarnição do 45º Batalhão de…
Paysandu reclamou da atuação polêmica da arbitragem | Jorge Luis Totti / Paysandu SCO Paysandu…
This website uses cookies.