Plano do Governo do Pará fortalece direitos das mulheres do Estado

As mulheres paraenses ganharam reforços em políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência e a inserção no mercado de trabalho com o lançamento do 3º Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, celebrado nesta segunda-feira (21), pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

Segundo a coordenadora das mulheres da Sejudh e presidente do Conselho Estadual, Márcia Jorge, o lançamento do plano reforça o compromisso estadual com todas as mulheres do Estado. “Nossas atividades preveem a formação sobre masculinidades e a violência contra mulheres, voltado para homens de diversas corporações militares e instituições da rede de atenção à mulher. Outra atividade prevista é a capacitação em políticas públicas para mulheres, que deve tratar de equidade, diversidade, transversalidade, intersetorialidade e interseccionalidade nas políticas públicas para as mulheres”, esclareceu ela.

O Plano Estadual é um compilado de todas as atividades desenvolvidas pela Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres, que foi reunido em eixos, entre eles a síntese da VI Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorreu em novembro de 2021; um breve diagnóstico de duas áreas temáticas de atuação a violência contra a mulher e a inserção feminina no mercado de trabalho. Para a construção do documento, mais de seis mil mulheres foram ouvidas nas 12 regiões de integração do Pará. “Todas as mulheres podem contar de forma diuturna com a Sejudh e com todos os setores, que estão empenhados em garantir um atendimento eficaz para todas as mulheres”, ressaltou o titular da Sejudh, Valber Milhomem.

Analista de projetos da Onu Mulheres, Ana Cláudia Pereira, comemorou as novidades e inovações do plano estadual. “Estamos aqui acompanhando o lançamento do plano e seguimos aprofundando a parceria entre a ONU Mulheres e a Sejudh, destacando a inclusão inovadora de mulheres indígenas e quilombolas. Trazer essas populações para o plano é adaptar-se às realidades”, frisou.

O 3º Plano Estadual de Políticas para as Mulheres é um instrumento voltado ao fomento de políticas públicas para a promoção dos direitos humanos de todas as mulheres. O documento será encaminhado à Assembleia Legislativa do Pará para que se torne um projeto de lei que deverá balizar as políticas públicas para todas as mais de 4 milhões de mulheres paraenses.

Campanha

Durante a divulgação do plano, também foi lançada a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que é uma campanha anual e internacional. Ela começa no dia 25 de novembro, data que lembra Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Fonte: Agência Pará

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Jovem morre de meningmite no Pará; outro caso é monitorado

Ameningite é uma doença caracterizada por uma inflamação grave das meninges, que são as membranas…

2 horas ago

Vídeo: guarda municipal é preso por agressão à ex-noiva

O homem agride mulher, que à época do vídeo, em fevereiro, era sua noiva |…

6 horas ago

A PRF inaugura Unidade Operacional na BR-163, fortalecendo a segurança viária no oeste do Pará

Na manhã desta sexta-feira (17/05), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reafirmou seu compromisso com a…

7 horas ago

Madonna no Rio: areia de Copacabana é vendida por mais de R$40 após show

Vários dias se passaram desde que Madonna esteve no Brasil, mas a vinda da cantora ainda…

7 horas ago

Haddad diz que prorrogação da dívida do RS é provisória

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reconheceu nesta quarta-feira (15) que a decisão de suspender…

11 horas ago

Tem Jogo no DOL e na Clube: ouça Paysandu x Goiás

Paysandu precisa vencer mais do que nunca | Rádio Clube do ParáO Paysandu enfrenta Goiás…

12 horas ago

This website uses cookies.