Categories: MarabáNotícias

Lula propõe aliança, e Indonésia cooperação sustentável

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória na eleição e, na mesma mensagem em mídia social, defendeu “a cooperação Indonésia-Brasil em desenvolvimento sustentável e transição energética”, argumentando estarem ambos “entre as nações mais biodiversas”.

Dois meses atrás, a agência Reuters noticiou que Lula, se eleito, iria defender uma aliança Brasil-Indonésia-Congo, os três países com mais floresta tropical no mundo, começando pela COP27, a Conferência da ONU para Mudança no Clima –que acontece no Egito a partir deste domingo (6).

Segundo o coordenador técnico da equipe de transição do presidente eleito, Aloizio Mercadante, “a proposta é estabelecer uma aliança estratégica para tratar da questão do financiamento” do desenvolvimento sustentável e da conservação. Além dos três países, poderia abranger outros, depois.

“Se o mundo estiver disposto a ajudar, manter uma árvore em pé na Amazônia pode valer mais do que qualquer investimento”, declarou Lula então, em entrevista coletiva a correspondentes. Convidado após a vitória, pelo presidente do Egito, o presidente eleito deve ir à conferência.

Já o atual presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), segundo o jornal Jakarta Post, “parece ter perdido o apetite para participar” da cúpula do G20, que acontece em Bali, na Indonésia, a partir do dia 15. Outros 17 mandatários já confirmaram presença, segundo o Ministério do Exterior do país.

O anfitrião Joko Widodo, que neste ano preside o grupo que reúne as maiores economias ricas e emergentes, afirmou que ligaria para os três que estão faltando, procurando convencê-los, e já fez um primeiro contato com o presidente russo, Vladimir Putin –ele só deve confirmar mais perto do evento.

Em editorial sobre a eleição de Lula e a eventual ausência de Bolsonaro, o Jakarta Post, principal jornal em inglês no país, defendeu que um “compromisso conjunto da Indonésia e do Brasil, em meio a apelos globais por melhor governança florestal, fortaleceria a demanda do mundo em desenvolvimento por mais responsabilidade das nações desenvolvidas na mitigação das mudanças climáticas, por meio de assistência substancial e incentivos econômicos para reduzir o desmatamento”.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Hospital Regional do Tapajós promove ação para mães de recém-nascidos prematuros

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, realizou na última segunda-feira…

9 minutos ago

Polícia Civil prende homem por abusar sexualmente da própria filha no Pará

A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) da Santa…

9 minutos ago

Palmeiras feminino conquista o título do Paulistão 2024

Em uma tarde de forte calor nesta quarta-feira (20), o Palmeiras não levou em conta…

3 horas ago

Morador Encontra Carcaça de Motocicleta em Área de Mata no Bairro Campo Belo em Itaituba

Na noite desta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, um morador encontrou uma carcaça de…

5 horas ago

Igor Normando anuncia criação da Secretaria Executiva de Igualdade Racial em 2025

Igor Normando, prefeito eleito de Belém, anunciou nesta quarta-feira, 20, que irá criar a Secretaria…

5 horas ago

Dom Azcona recebe as últimas homenagens em Belém

Depois de ser velado em Belém, corpo de Dom Azcona será trasladado para Soure, no…

9 horas ago

This website uses cookies.