Hospital Regional de Marabá dá dicas para aumentar a imunidade do corpo humano

Com o início do inverno amazônico, em que há aumento da incidência de chuvas na região e queda na temperatura, o corpo humano fica propenso a contrair doenças, como gripes, resfriados e inflamações das vias respiratórias. O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, destaca a importância da alimentação saudável e dá dicas para fortalecer o sistema imunológico.

“Não existem alimentos milagrosos, mas com o cardápio certo é possível fortalecer o organismo e seus sistemas de defesa. Alimentos com vitaminas C, D, E, A, zinco, selênio, ferro, ômega 03, além dos prebióticos e probióticos, são os mais indicados”, destaca a nutricionista Débora Souza.

A profissional ressalta ainda que o sistema imunológico é um conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas, que tem a função de reconhecer substâncias estranhas no corpo com intuito de neutralizá-las, impedindo que o organismo adoeça, sendo fundamental adotar hábitos saudáveis que aumentem as células de defesa do corpo.

“Ter uma alimentação balanceada, dormir de oito a dez horas por noite, beber no mínimo dois litros de água por dia, praticar 30 minutos de atividades físicas diariamente, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, contribuem muito para se ter uma boa imunidade”, explica Débora.

O Hospital Regional de Marabá pertence ao governo do Estado do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde, e presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), para mais de 1 milhão de pessoas de 22 cidades do interior paraense.

Confira dicas para o fortalecimento do sistema imunológico:

Invista em alimentos ricos em nutrientes: Frutas como acerola, limão e laranja são ricas em vitamina C; já os ovos e laticínios possuem vitamina D; o azeite, abacate e trigo são fontes de vitamina E; os peixes, chia e óleo de soja são importantes para fornecer o ômega 3;

Inclua na sua rotina o consumo de chás antioxidantes: Chá verde, de hibisco, gengibre, romã, cúrcuma e maçã com canela são algumas opções. Eles possuem componentes que auxiliam na melhora do perfil metabólico, favorecendo o funcionamento do organismo;

Consuma iogurtes e bebidas fermentadas: Esses alimentos favorecem a imunidade, com a manutenção das bactérias benéficas da flora intestinal. Evite iogurtes com corantes, dando preferência sempre aos naturais;

Vegetais verdes escuros: Couve, brócolis, espinafre, entre outros, apresentam ácido fólico em sua composição, elemento importante para a formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo;

Acrescente mel e gengibre à sua dieta: O Mel é anti-inflamatório e melhora a imunologia do corpo, ele é expectorante, fonte de energia e de prebióticos que favorecem o funcionamento intestinal. O Gengibre é fonte de vitamina C e B6, e possui propriedades anti-inflamatória e antioxidante.

Fonte: Portal Plantão 24horas News, com informações ASCOM/HRSP

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Bolsa cai 4,31% em dia tenso e reverte início positivo de mês

Num dia marcado por tensões internas, a bolsa sofreu forte queda e reverteu o desempenho…

2 horas ago

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Criminosos têm utilizado nome, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e até endereços verdadeiros de contribuintes…

23 horas ago

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (INPO) prevê a criação do Centro Temático…

2 dias ago

Projeto contra devedor contumaz separa joio do trigo, diz secretário

No dia seguinte à operação “Poço de Lobato”, que mirou sonegação fiscal de R$ 26…

2 dias ago

This website uses cookies.