Os acordes do bom e aclamado rock vão dar o tom da noite do próximo sábado, 5, por ocasião do “Fly By Night Festival”, que acontece a partir das 19 horas, no Espaço Mazé, no bairro de Batista Campos. O encontro, cujo nome presta tributo ao festejado álbum da banda canadense Rush, levará ao palco quatro das principais bandas da cena autoral local de metal e rock progressivo, rock instrumental e experimental de Belém. Vão se apresentar os grupos Outland, Ultranova, Uru’bu e Pentral. Mas o festival não se limita aos shows das bandas, contando com muitas outras atrações, entre elas a venda de refeições veganas.
Dentro das atrações extramusicais, o “Fly By Night” contará com sebo e livraria, exposição de ilustradores, flash tattoo, lojinhas de roupas e acessórios, vendas de CDs e vinis, playlists de rock clássico e progressivo e bar. O ingresso dará direito a participar de sorteio de CDs e camisas de bandas.
A banda paraense Outland traz no seu metal progressivo grandes influências também de hard rock e game music. Uma proposta inovadora dentro do estilo, ao trazer o peso do heavy metal e o experimentalismo de um progressivo moderno junto à musicalidade do hard rock, mas também nostalgia dos sintetizadores marcantes dos games clássicos. Junto a isso, traz composições cujas narrativas são inspiradas em histórias de RPG, com grande potencial para criação de universos expandidos (HQs, games, livros etc,), melodias marcantes, harmonias exóticas e ritmos complexos para retratar uma realidade além da imaginação.
Formado por Diego Reategui (vocal), Raphael Vale (guitarra), Leo Coelho (baixo), Tio Lu (teclado) e Mauro Morais (bateria), o Outland lançou há alguns meses o single “Hybrid One” nas principais plataformas de streaming, com ótima repercussão na mídia independente e rádios nacionais voltadas ao gênero rock/metal, incluindo sites nacionais de peso como a Roadie Metal e podcasts internacionais como o “Progressive Djentlemen”. O novo trabalho do grupo, o EP “City of Eternal Lights”, teve sua produção concluída em outubro deste ano e está em vias de lançamento.
“Ácido, psicodélico e progressivo” – assim é o som da Ultranova, banda paraense que iniciou sua carreira musical em 2012 e traz em sua formação os músicos Thiago Albuquerque (piano/sintetizador), Daniel Leite (guitarra), Henrique Penna (bateria) e Arthur Cunha (baixo), que substituiu os baixistas das primeiras gravações, Mário Neto e Príamo Brandão. A banda foi fundada com o intuito de criar uma sonoridade única, como uma marca registrada, porém sem fugir das influências setentistas de Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, Yes e Pink Floyd. Ao longo dos anos, dividiram palcos com renomados artistas como Hermeto Pascoal, Bacamarte, Violeta de Outono e Egberto Gismonti.
O primeiro álbum da banda, “Orion” (2017), teve destaque na mídia especializada internacional, sendo a faixa-título eleita como uma das melhores músicas do ano pelo site britânico ProgRock.com, e o disco escolhido como o álbum do mês pelo Progressive Rock & Metal E-Zine. Atualmente a Ultranova lançou dois singles que farão parte do segundo álbum da banda, que está em fase de gravação, “Samsara” e “Odisseia para Sirius”, disponíveis em todas as plataformas de streaming.
Já a banda Uru’Bu foi formada no ano de 2019 pelo guitarrista João Pedro Cabral e o baterista Ricardo Silva, com a proposta de ilustrar o imaginário amazônico por meio da música instrumental, direcionada ao rock psicodélico, progressivo e experimental. Posteriormente a banda teve a adição do baixista Thális Silveira, e este ano está em fase de pré-produção do seu primeiro álbum de estúdio, que terá o nome de “Uru’Bu I”, com músicas intituladas a partir de lendas regionais. A proposta dos shows da Uru’Bu é entregar uma experiência sonora e visual, para o público poder criar as suas próprias histórias em torno da energia amazônica juntamente com o som instrumental da banda.
O festival ainda terá o som da Pentral, banda de metal progressivo formada em Belém, pelos irmãos Victor Lima (vocais, guitarras e violões) e Vagner Lima (bateria), e ainda Élder Queiroz (baixo). Em seu disco de estreia, “What Lies Ahead Of Us”, o trio busca expressar desde as origens do rock progressivo até o peso de bandas de metal tradicionais e contemporâneas, sem perder seus vínculos com a musicalidade latina.
PROGRAME-SE
“Fly By Night Festival”
Shows de Outland, Ultranova, Uru’bu e Pentral + feirinha cultural e comida vegana
Quando: Sábado, 5, a partir das 19h.
Onde: Espaço Mazé (Trav. Padre Eutíquio, 2374 – Batista Campos)
Quanto: R$20 (antecipado) e R$ 25 (no dia do evento), com direito a sorteio de CDs e camisas.
Informações e vendas antecipadas: (91) 98057-8431
Um incêndio em uma residência foi registrado na manhã deste sábado, 23 de novembro de…
A nova secretaria deverá atuar como um instrumento essencial para a criação e execução de…
Na madrugada deste sábado, 23 de novembro de 2024, uma guarnição da Polícia Militar, realizando…
O total de pedidos de auxílio-doença no Pará até outubro deste ano já superou em 21% as solicitações registradas…
Desde a manhã deste sábado, 23 de Novembro de 2024, moradores da comunidade São Luís…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
This website uses cookies.