TCMPA responde consulta de prefeitura sobre aplicação de verbas oriundas da mineração

O Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) homologou voto do conselheiro Antonio José Guimarães com respostas a perguntas formuladas em consulta feita pela Prefeitura de Terra Santa, sobre a aplicação de recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

Participaram da sessão, na condição de amicus curiae do Tribunal, o promotor de Justiça Lauro Francisco da Silva Freitas Junior, representando o procurador-Geral de Justiça do Pará, César Mattar Júnior, e professora Maria Amélia Enriquez, representando a Universidade Federal do Pará, tendo ambos dado importantes contribuições ao voto.

Preliminarmente, o conselheiro relator determinou que o processo fosse submetido à apreciação da Diretoria Jurídica da Corte de Contas, para elaboração de parecer e juntada de eventuais precedentes do TCMPA, tendo sido devidamente atendido, nos termos do Parecer n.°191/2022-DIJUR/TCMPA, o qual adotou como resposta à referida consulta.

RESPOSTAS
Em resposta às perguntas formuladas pela Prefeitura de Terra Santa, o Tribunal respondeu da seguinte forma:

Pergunta n° 1: É possível o município promover a aplicação de verbas oriundas da CFEM no pagamento de empresa prestadora de serviços médicos, e também a utilização destes recursos em ações de saúde nas comunidades ribeirinhas principalmente quanto ao gasto de combustível e insumos necessários utilizados para executar tais ações com a comunidade ribeirinha do município?

Resposta: A aplicação de recursos da CFEM para pagamento de empresa prestadora de serviços médicos não encontra, em tese, vedação nas disposições pelo art. 8º, da Lei Federal n.º 7.990/ 198922 c/c art. 26, parágrafo único23, do Decreto Federal n.º 01/1991, desde que não se veja caracterizar, tal contratação como substituição de mão de obra.

No mesmo sentido, a aquisição de combustível e outros insumos destinados à operacionalização de ações de saúde, não encontra vedação, observado o regime de competência da despesa e, ainda, a vedação de pagamento de pessoal, para tais ações.

Pergunta n° 2: É possível fazer uso dos recursos oriundos da CFEM, para pagamento de lojas de material de construção, devidamente licitados, e que fornecem equipamentos e material necessário para a execução de serviços e infraestrutura?

Resposta: A aplicação de recursos da CFEM para aquisição de materiais de construção e/ou equipamentos, não encontra vedação nas disposições pelo art. 8º, da Lei Federal n.º 7.990/ 198924 c/c art. 26, parágrafo único25 , do Decreto Federal n.º 01/1991.

Pergunta n° 3: Pode a administração municipal realizar pagamento com recursos oriundos da CFEM de lojas que forneçam lâmpadas e materiais utilizados em serviços de iluminação pública?

Resposta: A aplicação de recursos da CFEM para aquisição de materiais destinados ao serviço de iluminação pública municipal, não encontra vedação nas disposições pelo art. 8º, da Lei Federal n.º 7.990/ 198926 c/c art. 26, parágrafo único27, do Decreto Federal n.º 01/1991.

Registra-se, por oportuno, que a aquisição de tais materiais, devem ser custeados, primordialmente, com as receitas municipais apuradas na arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Pergunta n° 4: É legal o município utilizar recursos oriundos da CFEM para pagar fornecedor de combustível devidamente licitado, que atendeu pedido para aplicação deste combustível em serviços de infraestrutura desempenhada pela Prefeitura e suas respectivas secretarias?”

Resposta: A aplicação de recursos da CFEM para aquisição de combustível, destinado a subsidiar ações de infraestrutura realizadas pela Prefeitura Municipal, não encontra vedação nas disposições pelo art. 8º, da Lei Federal n.º 7.990/ 198928 c/c art. 26, parágrafo único29 , do Decreto Federal n.º 01/1991.

OBSERVAÇÕES
Em seu voto, o conselheiro Antonio José Guimarães fez ainda as seguintes observações:
“Inobstante os posicionamentos fixados em sede de resposta aos quesitos formulados, apesar da regra ordinária estabelecida, exigem à lembrança aos ordenadores de despesa, no sentido de que deverão, tais contratações e/ou aquisições, serem devidamente precedidas do competente processo licitatório.

Reitera-se, ainda, o entendimento, sob o prisma de recomendação, no sentido de que as gestões municipais, envolvendo não somente o Poder Executivo, como também o Poder Legislativo, na construção das normas de planejamento e orçamento, venham fixar a destinação de parte das receitas anuais da CFEM, para o desenvolvimento de políticas públicas que visem mitigar/recuperar o meio ambiente degradado pela ação minerária e assegurar a implementação de obras estruturantes, as quais possam, para além de melhorar a qualidade de vida da população municipal, servir de incentivo e atração ao desenvolvimento de outras atividades econômicas renováveis e, com isso, paulatinamente reduzir a dependência econômica e de geração de emprego do ente federativo.

Por fim, há de se exigir dos entes jurisdicionados a mais ampla transparência, junto aos seus respectivos Portais, das receitas e despesas vinculadas à CFEM, assegurando-se a manutenção de conta ou fundo específico para a gestão destes recursos, de modo a fortalecer o controle social, preconizado pela Lei de Acesso à Informação e demais normativas editadas pelo TCMPA, sem prejuízo, ainda, da indispensável atuação do TCMPA, MPPA e das Câmaras Municipais, no efetivo controle e monitoramento desta gestão.

Pela inequívoca repercussão jurídica e econômica da matéria sob análise, junto aos 144 (cento e quarenta e quatro) municípios do Estado do Pará, assentamos orientação propositiva pelo estabelecimento da aludida repercussão geral, na forma do art. 241, do RITCMPA33 (Ato 23), junto aos presentes autos, objetivando, por fim, a ampla divulgação e orientação dos respectivos aos respectivos jurisdicionados deste TCMPA”.

Fonte: Portal Plantão 24horas News, com informações TCMPA

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Paysandu é contra a paralisação do Brasileirão, diz Ettinger

Presidente é contra a paralisação do Brasileiro. | Jorge Luís Totti/PaysanduA Confederação Brasileira de Futebol…

2 horas ago

PF combate crimes sexuais no Oeste do Pará

Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra…

4 horas ago

Vídeo: PRF e PM apreendem 6,6 kg de skunk escondidos em fornos elétricos no Pará

Na noite da última terça-feira, 14, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em ação conjunta com…

4 horas ago

Dólar fecha em pequena alta após troca no comando da Petrobras

No dia seguinte à demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, o mercado…

4 horas ago

Helder apresenta potencialidades do Pará em Nova York

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou, nesta quarta-feira (15), do BTG Pactual - Brazil…

8 horas ago

Homem é preso por tráfico de drogas e falsidade ideológica em Rurópolis, no Pará

Na noite de quinta-feira (16), por volta das 22h20, uma guarnição da polícia militar foi…

9 horas ago

This website uses cookies.