Categories: Sem categoria

Parlamentares aprovam medidas de prevenção ao assédio sexual na rede

O Projeto de Lei nº 132/2022, de autoria da vereadora Eliene Soares (MDB), que estabelece medidas de prevenção e atuação frente ao assédio sexual na rede pública municipal de ensino de Parauapebas, foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal.

A proposição prevê que o Poder Executivo deva promover ações com a comunidade escolar, envolvendo o tema assédio sexual, com iniciativas que contemplem:

I — realização de campanhas de conscientização sobre o tema assédio sexual nas escolas da rede municipal de ensino;

II — implementação de debates relativos ao tema, envolvendo toda a comunidade escolar, com suporte de material informativo; e

III — inserção do tema “assédio sexual no ambiente escolar e extraescolar” na rotina de formação permanente de gestores, corpo docente e demais profissionais das escolas.

Os estabelecimentos da rede pública municipal de ensino poderão elaborar políticas internas de prevenção e combate ao assédio sexual, por meio da disseminação de práticas e ações que contemplem a coibição desses atos.

As escolas poderão disponibilizar canais de denúncia acessíveis a discentes, docentes e demais colaboradores, e divulgá-los amplamente à comunidade escolar.

Quando verificada a prática de assédio sexual no ambiente escolar, deverão ser tomadas as providências necessárias para que sejam aplicadas as sanções definidas por lei e determinadas pela autoridade competente.

Justificativa

Eliene Soares informa na justificativa do projeto que, segundo dados da Pesquisa de Saúde do Escolar, em 2019, uma em cada cinco adolescentes (20,1%) entre 13 e 17 anos dizia já ter sido tocada, manipulada, beijada ou ter tido partes do corpo expostas contra sua vontade, ao passo que 8,8% das meninas nessa idade já haviam sido forçadas ao sexo, sendo a maior parte antes dos 14 anos.

“Diante de números e fatos, este projeto de lei busca implementar e estabelecer medidas para disseminação e esclarecimento da comunidade escolar quanto ao assédio sexual a fim de que esse mal seja visto como ele é de fato: uma agressão violenta, independentemente de gênero ou idade, que marca a pessoa agredida de forma definitiva”, argumentou.

Tramitação

O Projeto de Lei nº 132/2022 foi analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que emitiu parecer favorável à proposição. Os parlamentares seguiram orientação da CCJR e aprovaram a matéria por unanimidade, que foi enviada para sanção do prefeito Darci Lermen.

 

Pebinha de Açúcar

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Lixo para todo lado continua causando transtorno em Ananindeua

Um lixão a céu aberto. É esse o cenário visto por quem passa na avenida…

3 horas ago

Vídeo: Acidente entre Dois Carros em Itaituba Deixa Apenas Danos Materiais

O acidente envolvendo dois carros aconteceu nesta segunda-feira, 30 de setembro de 2024, no cruzamento…

3 horas ago

Cerca de 500 a 600 sites de apostas sairão do ar nos próximos dias, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (30.09), que entre 500 e 600 sites…

3 horas ago

Vídeo: Homem Morde Cobra Sucuri para Se Defender em Terra Santa, no Pará

Um caso inusitado foi registrado na cidade de Terra Santa, no Pará. Um homem precisou…

8 horas ago

Tailândia: Comandante da PM é promovido de Tenente-Coronel para Coronel, maior posto da polícia

O comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Tailândia, nordeste do Pará,…

8 horas ago

Paraíba: polícia encontra mãe com cabeça do filho no colo e faca na mão

Ela foi encontrada pela polícia com a cabeça do filho no colo e uma faca…

9 horas ago

This website uses cookies.