Ministro garante reajuste das aposentadorias e do salário mínimo

Ministro garante reajuste das aposentadorias e do salário mínimoMinistro garante reajuste das aposentadorias e do salário mínimo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou hoje (20) que os reajustes da aposentadoria e do salário mínimo estão mantidos para o próximo ano. O novo valor, que passa a vigorar em janeiro, deverá cobrir pelo menos a inflação, de acordo com Guedes. “O jogo está correndo. É claro que agora em janeiro, fevereiro, os aposentados e o salário mínimo serão corrigidos pelo menos igual à inflação”, afirmou.Ministro garante reajuste das aposentadorias e do salário mínimo

A declaração foi feita à imprensa logo após Guedes ter participado da reunião da diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro.

O ministro defendeu também uma readequação do teto dos gastos, algo que ainda está sendo estudado. Os gastos com a pandemia mostraram, segundo ele, que o teto, que deveria barrar os aumentos dos gastos do governo federal está “todo furado”, está “cheio de goteiras”.

De acordo com Guedes, a medida impede, por exemplo, repasses para os entes federados e outras despesas necessárias em momentos de crise, como a pandemia. A medida, que instituiu o teto é de 2016.

Mesmo com possíveis mudanças de vinculações de recursos, o ministro garantiu que as aposentadorias e o salário mínimo não terão prejuízo. “Ninguém vai usar uma mudança de regra para prejudicar o salário mínimo e os aposentados”, garantiu.

Até 2019, o salário mínimo era reajustado segundo a fórmula que previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores mais a inflação oficial do ano anterior.

Desde 2020, o reajuste passou a seguir apenas a reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os reajustes ocorrem porque a Constituição Federal determina que o salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, seja capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

O valor do salário mínimo impacta também o pagamento das aposentadorias. O salário mínimo é, atualmente, R$ 1.212.

O ministro disse também que os salários do funcionalismo público deverão ser reajustados, após a situação mais crítica da pandemia.

Agência Brasil

admin

Share
Published by
admin

Recent Posts

Fluxo cambial tem maior saída mensal em dezembro desde 1982

As turbulências no mercado financeiro no fim do ano passado fizeram o Brasil registrar, em…

40 minutos ago

Como Testar IPTV: Guia Completo para Avaliar a Qualidade do Serviço

O IPTV (Internet Protocol Television) vem ganhando popularidade devido à sua flexibilidade e acesso a…

2 horas ago

Casal de assaltantes se despede com beijo antes de ser preso em Santarém no Pará; assista

Um casal de assaltantes apaixonado protagonizou uma cena digna de filme em frente à penitenciária…

2 horas ago

Crise do lixo de Ananindeua chega à Câmara Municipal

Há meses a população de Ananindeua denuncia a falta de coleta de lixo na cidade.…

6 horas ago

Como Se Vestir Elegante na Academia?

A academia não é apenas um espaço para se exercitar, mas também um local onde…

6 horas ago

Enteado mata padrasto com facada no peito em Santarém

Um homem identificado como Frank Júnior dos Santos Mascarenhas, 40 anos, foi morto dentro de…

6 horas ago