Categories: Sem categoria

ENTENDA: Projeto de lei transforma Pipa em Unidade de Serviço

Criado em 1989, apenas um ano após a emancipação política de Parauapebas, o Projeto Pipa nasceu com o nome de “Barriga Cheia” e se limitava a recolher crianças e adolescentes carentes para alimentá-los. Com o decorrer dos anos e mudança de prefeitos, o projeto foi sendo ampliado ao mesmo tempo em que seu nome era mudado.

De Barriga Cheia, mudou em 1994 para Centro Educacional da Criança e Adolescente de Parauapebas (Cecap). Em 2006, foi batizado de Pipa pela primeira vez, agora já referenciado pelos centros de Assistência Social do município (Cras). Chegou 2013 e passou a ser chamado de Centro de Referência da Criança e Adolescente (Criar).

Contudo, em abril de 2015 o projeto foi cessado e 500 crianças e adolescentes ficaram desamparados, sendo retomado em 2019 pelo hoje prefeito Darci Lermen com o nome de Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – Pipa e com 250 crianças e adolescentes assistidos pelo município, com oferta de atividades socioeducativas e oficinas de esporte, dança e jogo de xadrez e mais quatro refeições diárias.

Fortalecimento do Pipa

Apesar de estar atualmente em reforma, o Pipa mantém suas atividades, inclusive junto às famílias das crianças e adolescentes. O prefeito Darci Lermen quer agora garantir que o projeto seja definitivamente legalizado, cessando o risco de ser novamente paralisado.

Para isso, o chefe do Executivo enviou na quinta-feira, 6, à Câmara Municipal de Parauapebas o projeto de lei para criação e regulamentação da Unidade de Serviço Socioassistencial Pipa, que deverá ser lido em plenário na próxima terça-feira, 11, para seguir tramitação nas comissões técnicas da Casa, para recebimento de parecer.

Na justificativa da matéria, Darci Lermen diz ser necessário que o Pipa deixe de ser uma ação de governo “e que passe a ser um projeto municipal legalizado, a fim de que não ocorra nova paralisação por falta de interesse de futuras administrações”.

Com Pipa transformado em Unidade de Serviço Socioassistencial, funcionará em consonância com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais e com o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), regulamentados por resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social e demais normas da Assistência Social.

Atribuições do novo Pipa

Pelo projeto de lei, serão nove as competências da Unidade de Serviço Socioassistencial Pipa:

  • Disponibilizar apoio socioassistencial aos usuários inscritos na unidade;
  • Realizar atividades de recreação, esporte, brincadeiras lúdicas e lazer;
  • Desenvolver com os usuários a cultura da região, por meio do teatro, dança e demais formas artísticas;
  • Executar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) com no mínimo 200 usuários das seguintes faixas etárias: crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, jovens e adultos de 18 a 59 anos de idade, podendo, ainda, atender idosos acima de 60 anos;
  • Executar no mínimo quatro cursos profissionalizantes ao ano com uso de recursos próprios ou parcerias;
  • Ofertar alimentação balanceada e adequada que atenda às necessidades do desenvolvimento dos usuários, conforme prescrição de nutricionista;
  • Ofertar transporte para os usuários irem para a unidade e retornarem para suas residências;
  • Firmar convênios e outros instrumentos de parceria congêneres com as Organizações da Sociedade Civil (OSC), secretarias municipais e demais unidades públicas e privadas para desenvolver projetos socioassistenciais;
  • Promover anualmente programas, projetos e ações que venham contribuir para a prevenção de violação de direitos.

Veja a íntegra do projeto de lei AQUI.

Pebinha de Açúcar

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Setor de serviços cresce 0,3% em outubro, nono mês seguido de alta

O setor de serviços, que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e…

13 horas ago

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até dia 19

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a segunda parcela…

1 dia ago

Bolsa sobe 0,99% e volta a superar os 160 mil pontos

Em mais um dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa subiu quase 1% e…

1 dia ago

Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até a próxima sexta-feira

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros…

2 dias ago

Projeto social estimula autonomia financeira de mulheres no Rio

Oferecer capacitação profissional com mentoria especializada e noções de mercado integradas à realidade socioemocional é o…

2 dias ago

This website uses cookies.