O projeto ‘Círio na Estação’ edição 2022 irá receber devotos e turistas com uma semana de programações gratuitas que destacam a cultura paraense. De 3 a 9 de outubro, semana do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, os visitantes serão recepcionados com shows de grupos parafolclóricos, músicos regionais, apresentação de Banda sinfônica e cortejo do Boi Veludinho. Além disso, os visitantes poderão conferir duas exposições.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Todos os dias da semana, até o domingo do Círio, haverá pelo menos uma atração musical na Orla da Estação das Docas, iniciando na segunda-feira, 3 de outubro, marcando a abertura da programação com o Ministério de Música da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, às 17h30. Em seguida, às 19h, o Grupo Ariru Tupã Pará anima a todos com os ritmos marajoaras.
A programação segue nos dias consecutivos, com apresentações dos grupos regionais Parananin, Amazônia, Frutos do Pará, Allan Roffé e Balé Folclórico da Amazônia (BFAM) e Banda Sinfônica Vale Música Belém regida pelo professor Benedito Jr. No domingo do Círio (9), a partir das 17h30 o Boi Veludinho e o Grupo Sancari encerram a programação com cortejo e roda de carimbó. Todas as apresentações serão gratuitas e irão ocorrer na orla entre os armazéns 1 e 2.
EXPOSIÇÕES
Exposição Corda Oficial do Círio 2022 – A Corda Oficial que será utilizada durante a procissão do Círio 2022 está em exposição ao público na Estação das Docas, até dia 8 de outubro. A visitação dos devotos e turistas ocorre no armazém 1 do complexo. Devotos e turistas podem visitar no horário das 10h às 22h, no armazém 1 do completo, com entrada franca. Esta é a terceira vez que o espaço recebe a Corda Oficial do Círio.
Exposição fotográfica “Maria, seu povo alcança” – Composta por 60 fotografias que mostram o trabalho realizado pela Guarda de Nossa Senhora de Nazaré durante visitas às regiões episcopais, muitas de difícil acesso e que recebiam a imagem peregrina pela primeira vez, fato que também proporcionou registros emocionantes dos devotos. O projeto fotográfico tem como objetivo aproximar os visitantes, sobretudo turistas, das mais diversas formas de manifestação mariana do povo do Pará. A visitação pode ser feita de 3 a 31 de outubro, nos armazéns 1 e 2 da Estação.
A expectativa é de que milhares de fieis e turistas passem pela Estação das Docas no período do Círio, sendo o complexo o segundo ponto turístico mais visitado da capital, atrás da Basílica Santuário.
“É muito gratificante poder recepcionar fiéis e turistas com toda a alegria que a nossa cultura apresenta. A Estação sempre foi referência em cultura, por reunir em um só lugar tudo o que há de melhor no Pará. E é exatamente essa mensagem que queremos passar nesse momento de retorno da maior festa religiosa do nosso país: com fé e alegria a vida segue”, declara Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000, que administra a Estação das Docas.
AGENDA COMPLETA DO CÍRIO NA ESTAÇÃO 2022
SEGUNDA (03/10)
Ministério de Música da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré – Orla – 17h30
Companhia de Dança Parafolclórica Ariru Tupã Pará – Orla – 19h
TERÇA (04/10)
Grupo de Manifestações Parafolclóricas Parananin – Orla – 19H
QUARTA (05/10)
Grupo Folclórico Amazônia – Orla – 19H
QUINTA (06/10)
Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Orla – 19H
SEXTA (07/10)
Allan Roffe – Orla – 17h30
Balé Folclórico da Amazônia (BFAM) – Orla – 19h
SÁBADO (08/10) – Círio Fluvial
Banda Sinfônica Vale Música Belém – Orla – 9h30
DOMINGO (09/10) – Círio 2022
Boi Veludinho – Cortejo e orla – 17h30
Grupo de Carimbó Sancari – Orla – 19h
Exposição Corda Oficial do Círio 2022 – 24 de setembro a dia 8 de outubro – armazém 1.
Exposição fotográfica “Maria, seu povo alcança” – 3 a 31 de outubro – armazéns 1 e 2.
Serviço:
Projeto Círio na Estação 2022
Data: de 3 a 9 de outubro
Local: Orla, entre os armazéns 1 e 2
Neste sábado, 23 de novembro de 2024, uma garçonete do Cabaré Dama da Noite foi…
Uma igreja na Suíça surpreendeu os fieis ao implementar um ‘Jesus’ de Inteligência Artificial, treinado…
As relações comerciais entre China e Brasil são antigas e começaram a se fortalecer no…
Um condutor sem CNH e suspeito de embriaguez atropelou um policial civil da DRCO, que…
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o Brasil gasta, por ano, pelo…
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Investimentos dos Emirados Árabes…
This website uses cookies.