A retomada do tradicional Desfile Cívico Escolar de Parauapebas lotou parte da rua E e toda a Praça de Eventos na tarde de ontem, 7 de setembro. Com o tema “Brasil 200 anos: a independência somos todos nós!”, mais de três mil pessoas, entre alunos de escolas públicas e particulares, além de instituições militares e civis, deram um verdadeiro show de cultura, diversidade e cidadania.
Foram ao todo 71 pelotões que, com uso de diversas narrativas, figurinos, carros alegóricos e muitas cores, levaram para a avenida a contextualização histórica do bicentenário da Independência do Brasil, bem como diversas reflexões acerca da concepção de educação presente nas diferentes sociedades e tempos históricos, além dos avanços da educação municipal.
A abertura ficou por conta do prefeito Darci Lermen e da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique. Na sequência, vieram as instituições militares e alunos da escola Chico Mendes com as bandeiras das 27 unidades federativas e do Distrito Federal. O carro de abertura trouxe os pequeninos da escola Jakson de Souza representando a diversidade cultural do povo brasileiro, seguida pelos demais pelotões.
O desfile apresentou ainda a importância das políticas inclusivas, com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semsa) levando à avenida os grupos atendidos pela prefeitura, como as pessoas com deficiência e idosos.
O público que prestigiou o ato cívico ficou encantado com as performances das instituições envolvidas. O comerciante Fernando Gomes acompanhou tudo de pertinho. “Sempre acompanho os desfiles aqui e estava ansioso por este. Tenho duas sobrinhas desfilando e vim prestigiá-las. Está tudo muito bonito”, afirmou Fernando.
A escola Terezinha de Jesus apresentou a temática “A Educação no Período Colonial”, com a participação de cinco pelotões. Para a gestora da unidade educacional, Madalena Carvalho, o momento foi esperado com muita expectativa e ansiedade. “É muito emocionante! Retornamos com todo gás, toda energia para fazermos um desfile lindo”, disse Madalena, lembrando o quanto as escolas estavam empolgadas em participar.
Coletividade
O prefeito Darci Lermen comemorou o sucesso do desfile. Para ele, o evento foi marcado pelo trabalho coletivo que envolveu diversas escolas, secretarias e instituições. “Nós temos muito orgulho de sermos brasileiros, de sermos patriotas e fazer parte dessa nação. Estou muito feliz de ver que a nossa equipe – Semed, Sejuv, Assistência Social, Saúde, entre outros – conseguiram organizar um evento lindíssimo, um desfile maravilhoso”.
O secretário de Educação, José Leal Nunes, também destacou o esforço e compromisso de todos os envolvidos no desfile. “O desfile superou nossas expectativas em todos os sentidos, tanto em beleza e organização quanto em relação ao público. Estamos muito felizes com o resultado e também agradecidos a todos os envolvidos. Sem o compromisso e dedicação de cada um deles, o evento não seria possível”, reconheceu o gestor.
A Fanfarra Municipal
Como de costume, a Fanfarra Municipal Faruk Salmen deu um verdadeiro show na avenida. Os 84 integrantes entraram triunfantes e permaneceram excepcionais até o final. Conforme observado pelo secretário municipal da Juventude, Yuri Sobieski, o desempenho dos jovens é resultado de muita dedicação e, é claro, ensaios.
“Estamos muito felizes com este retorno do nosso desfile presencial. Além disso, é a primeira vez que temos instrumentos de sopro na avenida. Esse dia vai entrar pra nossa história. É uma emoção muito grande”, destacou Yuri.
“Está sendo um momento muito incrível pra gente. Após dois anos de pandemia, a gente estava sentindo falta de tocar, fazer batuque porque é o que a gente ama de verdade”, destacou com um belo sorriso no rosto o jovem integrante da Fanfarra, Buttovysk Sousa.
Neste sábado, 23 de novembro de 2024, uma garçonete do Cabaré Dama da Noite foi…
Uma igreja na Suíça surpreendeu os fieis ao implementar um ‘Jesus’ de Inteligência Artificial, treinado…
As relações comerciais entre China e Brasil são antigas e começaram a se fortalecer no…
Um condutor sem CNH e suspeito de embriaguez atropelou um policial civil da DRCO, que…
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o Brasil gasta, por ano, pelo…
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro de Investimentos dos Emirados Árabes…
This website uses cookies.