Categories: MarabáNotícias

Irã endurece, corta internet e limita WhatsApp e Instagram

O Irã resolveu restringir o acesso ao Instagram e WhatsApp da Meta Platforms, duas das últimas redes sociais remanescentes no país, em meio a protestos pela morte de uma mulher sob custódia policial, disse o observatório NetBlocks, nesta quarta-feira (21).

A morte na semana passada de Mahsa Amini, de 22 anos, que foi presa pela polícia de Teerã por usar “trajes inadequados”, desencadeou indignação por questões como a liberdade na República Islâmica.

Os servidores do WhatsApp foram interrompidos em vários provedores de internet, horas depois que os serviços do Instagram foram bloqueados, disse o NetBlocks, com sede em Londres.

Os dados do grupo mostram também uma interrupção total do serviço de internet em partes da província do Curdistão, no oeste do Irã, desde segunda-feira, enquanto a capital Teerã e outras partes do país também enfrentaram interrupções desde sexta-feira, quando os protestos nesses locais começaram.

As manifestações foram particularmente intensas no Curdistão, onde a Guarda Revolucionária do Irã tem um histórico de reprimir manifestações.

O ministro das Comunicações do Irã disse na quarta-feira que foi citado de forma errada depois que os meios de comunicação o mencionaram dizendo que as autoridades poderiam interromper os serviços de internet por razões de segurança.

Plataformas de mídia social como TikTok, YouTube, Twitter e Facebook são rotineiramente bloqueadas em partes da República Islâmica, que tem alguns dos controles de internet mais rígidos do mundo. Mas os residentes com experiência em tecnologia contornam as restrições usando redes privadas virtuais (VPNs).

A Meta e o Ministério das Relações Exteriores do Irã não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

O chefe da SpaceX, Elon Musk, informou que na segunda-feira que a empresa pediria uma isenção das sanções contra o Irã para fornecer o serviço de banda larga via satélite Starlink no país.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Marçal admite que encenou vídeo em ambulância após cadeirada

O influenciador Pablo Marçal (PRTB) admitiu durante reunião com apoiadores que fez uma "cena" no…

2 horas ago

Pesquisa Destak indica liderança isolada de José Maria Tapajós na corrida pela Prefeitura de Santarém

A empresa Destak Pesquisas, Publicidade e Marketingdivulgou, nesta sexta-feira (27), uma nova rodada de pesquisa de…

2 horas ago

Motociclista morre em acidente de trânsito na PA-318

Andreza Matos Cabral, de 30 anos, morreu em um acidente de trânsito registrado na noite…

2 horas ago

Com 81% dos votos válidos, Dr. Julio amplia vantagem na disputa pela prefeitura de Ourilândia do Norte

A pesquisa mais recente realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing, entre os dias 21…

7 horas ago

Homem é preso por crime de latrocínio contra vigilante no Pará

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios (DH), prendeu na última quinta-feira, 26,…

7 horas ago

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra…

7 horas ago

This website uses cookies.