Categories: MarabáNotícias

Estado do Pará gera 31 mil vagas com carteira assinada

O Pará voltou a apresentar saldo positivo no número de empregos formais, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Foram quase seis mil novas vagas com carteira assinada em julho deste ano, resultado que, somado aos seis primeiros meses de 2022 chegam a 31 mil postos de trabalho e mantém a tendência de crescimento no Estado. O resultado no mercado de trabalho paraense segue em direção oposta aos resultados nacionais: o Brasil registrou queda em julho, na abertura de vagas formais, ou seja, com carteira assinada, com resultado negativo de menos 59 mil vagas, se comparado a junho deste ano.

RANKING

Com este novo resultado, Pará chegou ao saldo positivo de 51 mil novos postos no acumulado dos últimos 12 meses (de agosto de 2021 a julho de 2022). O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos do Pará (Dieese/PA) revela que, no ranking nacional, o Pará foi o 11º entre as 27 unidades federativas na geração de empregos formais em julho deste ano. Na região Norte o Estado continua líder, com a maior quantidade de vagas com carteira assinada geradas entre os demais estados.

Os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados ontem, levam em consideração apenas os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não incluem as ocupações informais e não são comparáveis com os números do desemprego, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). De acordo com o Dieese/PA, os números do Caged são coletados das empresas e abrangem o setor privado com carteira assinada, enquanto os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e incluem também o setor informal da economia.

DESTAQUE

Todos os setores da economia paraense apresentaram saldos positivos na geração de empregos com carteira assinada em julho deste ano. O destaque foi para o setor de serviços, com geração de 1.976 postos de trabalho, seguido pela construção com a geração de 1.491 vagas; agropecuária com 1.141 postos de trabalho; indústria com 985 vagas; e comércio com 358 postos de trabalhos

Todos os meses o Dieese/PA divulga um estudo sobre a evolução do mercado de trabalho paraense. O projeto Observatório do Trabalho é uma parceria entre o Dieese e o Governo do Estado do Pará.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Federal incinera 810kg de droga no Pará

A Polícia Federal incinerou 810 quilos de droga nesta terça-feira (7/5). Foram queimadas apreensões de…

24 minutos ago

Hospital de Tailândia é acusado de mal atendimento à paciente idoso

A família de Antônio Alves Pereira, 84 anos, popularmente conhecido como ‘Pato' faz reclamações sobre…

25 minutos ago

Stella faz show de lançamento do álbum “Meu Chamado”

A artista promete levar o público ao embalos do carimbó, ritmo predominante no trabalho autoral…

4 horas ago

Repasse federal ao RS com emendas parlamentares supera R$ 1 bilhão

O total de repasses do governo federal ao Rio Grande do Sul com a antecipação…

4 horas ago

Operação Ararajuba combate garimpo ilegal no Oeste do Pará

Durante a execução da Operação, diversos equipamentos utilizados no garimpo ilegal foram destruídos, incluindo motores,…

5 horas ago

TSE elege nesta terça (7) presidente que substituirá Moraes e comandará a Corte nas eleições 2024

Em votação simbólica, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza na noite desta terça-feira (07.05) a eleição que…

5 horas ago

This website uses cookies.