Categories: Sem categoria

Curso desperta lideranças comunitárias para força do cooperativismo na geração

Alcançar a independência financeira a partir da produção coletiva, com geração de trabalho e renda. Isso pode se tornar realidade por meio do associativismo ou do cooperativismo. Ao longo dessa semana no sudeste do Pará, curso pretende despertar esse conhecimento em lideranças comunitárias. A iniciativa promovida pela Vale pretende capacitar mais de 1 mil produtores, agricultores e empreendedores líderes em suas comunidades no Brasil.

Para atender o público paraense, o curso sobre Associativismo e Cooperativismo será realizado em Marabá (dias 12 e 22/9), Curionópolis (13/9), Parauapebas (14/9), Canaã dos Carajás (14/9) e Ourilândia do Norte (16/9). Entre os temas que serão tratados, estão a documentação necessária para criação de uma cooperativa ou associação e as orientação sobre como elaborar um plano de trabalho e como fazer prestação de contas.

O professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), João Loureiro será um dos instrutores e fala sobre a importância da participação. “São nesses momentos de treinamento, que as lideranças comunitárias podem visualizar, por meio de exemplos práticos e vivências de outras regiões que vamos levar, como a união comunitária, o trabalho em equipe e o nascimento de lideranças positivas podem favorecer o desenvolvimento de sua comunidade e da região. A ideia é despertar que é possível sim, para a comunidade, andar com suas próprias pernas, ter autonomia e representatividade social”, destaca Loureiro.

Além da mineração

“Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento de lideranças e das comunidades, para que se tornem autônomas, e desta forma, também fortalecer outras vocações econômicas, para além da cadeia de mineração”, destaca o gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale no Pará, Eloiso Araújo. Os treinamentos abrangem também os estados do Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Outros programas – Ainda segundo Araújo, a empresa deverá desenvolver outras ações para incentivo às vocações locais e o associativismo no Pará. “Temos o programa Empreendedor Prata da Casa, parceria com a Redes/Fiepa, voltado para desenvolver empreendimentos comunitários, a fim de que se tornem aptos para fornecer para todo o mercado local e regional. A divulgação dos selecionados deve correr, inclusive, na próxima semana. E também iremos apoiar 12 instituições dos municípios de Parauapebas, Canaã e Ourilândia na regularização de sua documentação, passo fundamental para a abertura de qualquer empreendimento”, diz Eloiso.

A iniciativa integra uma série de investimentos que a mineradora está promovendo voltadas para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural dos territórios onde atua.

Pebinha de Açúcar

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Com 81% dos votos válidos, Dr. Julio amplia vantagem na disputa pela prefeitura de Ourilândia do Norte

A pesquisa mais recente realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing, entre os dias 21…

1 hora ago

Homem é preso por crime de latrocínio contra vigilante no Pará

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios (DH), prendeu na última quinta-feira, 26,…

1 hora ago

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra…

1 hora ago

Katy Perry agita noite de sexta do Rock in Rio

A cantora americana Katy Perry agitou a sexta-feira, 20, do Rock in Rio em um…

2 horas ago

Homem é Morto a Facadas Após Agredir Companheira em Itaituba

Um homem foi morto a facadas na tarde deste domingo, 29 de setembro de 2024,…

6 horas ago

BNDES aprova R$ 45 milhões do Fundo Amazônia para corpo de bombeiros do Pará

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a destinação de…

6 horas ago

This website uses cookies.