Categories: MarabáNotícias

Brasil perde para a Polônia e disputa bronze no Mundial

A Polônia é a algoz do Brasil pelo terceiro Mundial Masculino de Vôlei seguido. Diferente das últimas duas edições, em que os brasileiros ficaram com a prata, desta vez o duelo deste sábado (10) valeu pela semifinal e jogou o Brasil para brigar pelo bronze.

Ainda que esta seja a pior campanha do Brasil no século, depois de cinco finais seguidas, o desempenho diante da Polônia, em um jogo decidido nos detalhes no quinto set, recoloca a seleção entre as melhores do mundo. O Brasil de Renan Dal Zotto caiu, mas caiu de pé. Bruninho entrou bem no quarto set, colocou o Brasil perto da vitória, mas alguns erros de Leal, até então melhor da seleção no torneio, acabaram definindo a partida.

+ Grêmio recebe o Vasco em duelo pelo acesso à Série A

+ ABC pode já colocar um pé na Série B no jogo deste sábado

Atual bicampeã mundial e jogando em casa diante de 12 mil torcedores apaixonados e barulhentos, a Polônia entrou em quadra como favorita e confirmou esse status. Venceu o time brasileiro do técnico Renan Dal Zotto por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/18 e 25/20, 21/15 e 15/12, de virada.

O Brasil volta à quadra neste domingo (11), às 13h de Brasília, para a disputa da medalha de bronze, contra quem perder o jogo entre Itália e Eslovênia. O Mundial está sendo realizado conjuntamente por Polônia e Eslovênia, que foram beneficiados no chaveamento do mata-mata, mas semifinal e final acontecem em Katowice, na Polônia.

Assim, a seleção eslovena deixa de jogar em casa e, em tese, é azarã contra a Itália e favorita a ser a adversária do Brasil pelo bronze. O jogo entre Eslovênia e Itália começa às 16h deste sábado.

Para o Brasil, o bronze seria inédito. A seleção chegou 11 vezes à semifinal do Mundial nas últimas 12 edições, desde a Geração de Prata, e passou seis vezes à final, com três ouros e três pratas. Mas, nas três vezes em que caiu na semifinal, terminou em quarto. Perdeu da Bulgária em 1986, da União Soviética em 1990 e de Cuba em 1998.

De qualquer forma, a campanha mostra o Brasil brigando mais uma vez no topo, ainda que não pelo ouro. Havia forte dúvida se a seleção chegaria tão longe, depois de cair nas quartas na Liga das Nações e ser só quarta colocada em Tóquio-2020. E chegou, batendo de frente contra a grande favorita ao ouro. Considerando as Olimpíadas e o Mundial, só o Brasil, em um cenário de grande equilíbrio, chegou às duas semifinais.

Jogo

O Brasil só foi melhor que a Polônia no primeiro set, quando o ataque da seleção brasileira funcionou bem. Só Lucarelli fez seis pontos, com mais três de Wallace e três de Leal.

O set parecia decidido em 24 x 21 para o Brasil, mas após uma defesa impressionante de Semeniuk, a Polônia empatou. E aí Bruninho foi determinante. No banco de reservas, ele viu um toque na rede do time polonês e avisou Renan, que pediu desafio. O toque de fato havia acontecido, o ponto era brasileiro, e o set também, por 25 a 23.

Mas a forma como encostou no Brasil no fim do set fez a Polônia ganhar moral na partida e crescer no jogo. O segundo set foi todo dos poloneses, que forçaram no saque e desestabilizaram a linha de passe brasileira. Leal, principalmente, sentiu. Em 10 ataques, só virou três bolas.

LEIA TAMBÉM:

CBF espera detalhes para fechar calendário de 2023

O jogo continuou dominado pelos poloneses no terceiro set, com o Brasil falhando em encontrar alternativas para escapar do bloqueio rival. Em 12 ataques, Lucarelli e Leal só fizeram três pontos. E, sem a bola de segurança deles, a Polônia fechou fácil em 25 a 20.

O Brasil acordou no quarto set, com a entrada de Bruninho, reserva em quase toda a campanha, no lugar de Cachopa, que não jogava mal. E o veterano, capitão do time, ajudou a seleção a voltar a encarar a Polônia de igual para igual. Leal também deu lugar a Rodriguinho, o saque ficou mais agressivo, e o time brasileiro chegou a abrir 21 a 16.

Após um saque, porém, Lucarelli sentiu lesão muscular ao pisar no chão e precisou ser substituído. Adriano entrou no lugar dele, mas coube a Bruninho, com um bloqueio na saída de rede, fechar o quarto set.

No quinto set, Renan apostou em Leal na vaga de Lucarelli. Os poloneses chegaram a abrir 7 a 5, mas o Brasil voltou ao jogo em um lance incrível de Rodriguinho. Wallace forçou o saque, a Polônia conseguiu deixar Kurek no 1 contra 1 contra o ponteiro brasileiro, mas ele bloqueou e devolveu a bola no pé do rival.

A partida acabou decidida em cima de erros de Leal, que já estava cabisbaixo desde que saiu no quarto set. Ele errou dois ataques seguidos, um deles em contra-ataque que empataria a partida, jogou um saque na rede, e não conseguiu pôr a bola na mão de Bruninho nos dois saques poloneses que, naturalmente, miraram ele.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Katy Perry agita noite de sexta do Rock in Rio

A cantora americana Katy Perry agitou a sexta-feira, 20, do Rock in Rio em um…

8 minutos ago

Homem é Morto a Facadas Após Agredir Companheira em Itaituba

Um homem foi morto a facadas na tarde deste domingo, 29 de setembro de 2024,…

4 horas ago

BNDES aprova R$ 45 milhões do Fundo Amazônia para corpo de bombeiros do Pará

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a destinação de…

4 horas ago

Funcionária de fazenda morre após forte tempestade no Pará

Uma forte tempestade deixou um rastro de devastações na área rural de São Félix do…

6 horas ago

Governador Helder Barbalho Anuncia Antecipação do 13º Salário para Servidores

Na tarde desta quinta-feira (26), em Nova Iorque, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou…

9 horas ago

Lauro mantém liderança com 52%, Alemão segue com 20,3% e Jake 10,5% mostra nova pesquisa

A pesquisa do Instituto Skala revela que Lauro Hoffmann (MDB) continua liderando a corrida eleitoral…

9 horas ago

This website uses cookies.