Depois de uma série de cobranças que o Ministério Público Federal (MPF) vem realizando desde 2019, o Pará atingiu o número mínimo de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de pelo menos um leito para cada dez mil habitantes.
O dado foi divulgado pelo MPF nesta quarta-feira (31), após a instituição ter recebido informação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de que o Ministério da Saúde incorporou aos leitos permanentes do Pará um total de 300 leitos instalados para atender a emergência da covid-19.
Com a anexação definitiva dos novos leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará, o estado passou a contar com 1.002 unidades de UTI, registra o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Essa quantidade é praticamente o dobro do número de leitos existentes quando o MPF passou a cobrar o poder público.
Superação após insistência – A quantidade atual, de 1.002 UTIs, é maior que a necessária para alcançar o mínimo indicado pela OMS, de 878 leitos, conforme cálculo sobre o total de 7.581.051 habitantes levantado pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
No entanto, em 2019, quando a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão – órgão do MPF para a defesa dos direitos humanos no estado – alertou o Estado do Pará sobre o problema, por meio de recomendação, a quantidade era de apenas 503 leitos.
A recomendação citava relatório elaborado pelo Conselho Federal de Medicina em que o Pará foi elencado entre os estados com piores índices de relação de leitos de UTI para cada dez mil habitantes. O índice estava abaixo, inclusive, do índice geral do SUS na época, que era de 0,99 leitos a cada dez mil habitantes.
As cobranças feitas na recomendação foram reiteradas pelo MPF em vários ofícios e reuniões desde então, principalmente durante os primeiros dois anos da pandemia da covid-19 e no início de 2022, quando o país enfrentou a terceira grande onda de infecções pelo novo coronavírus, provocada pela variante ômicron.
As escolas Guaraci Mendes e José Edvar Coelho Frota, com supervisão militar em Tailândia, nordeste,…
O Natal é uma das celebrações mais importantes do ano, não apenas porque se comemora…
Um motociclista sofreu uma fratura exposta na perna após um acidente no cruzamento da 7ª…
Uma ação do 45º Batalhão de Polícia Militar resultou na morte de um suspeito identificado…
A liberação de custodiados para a saída temporária de Natal na Unidade de Custódia e…
This website uses cookies.