O surgimento de lesões na pele e na boca é um relevante sintoma para o diagnóstico de casos da Monkeypox, a Varíola dos Macacos. Por ser confundida muitas vezes com outras doenças, é indicado buscar um profissional da saúde especializado para melhor análise.
Pode afetar qualquer idade que apresente lesão única ou múltipla em qualquer parte do corpo, incluindo mucosas (boca/ genital/ ânus), dor, sangramento anal e reto, edema peniano, podendo estar associada a outros sinais e sintomas.
Houve um caso de um paciente que teve lesões na boca que poderiam ser facilmente confundida com a varíola dos macacos. E esse paciente de fato havia sido infectado pela monkeypox, porém as feridas na boca eram resultados de uma infecção simultânea de sífilis num estágio inicial, momento em que a doença causa poucas feridas na região onde a bactéria acessou o organismo humano.
Leia também:
Veja como esconder que está online no WhatsApp
Veja 4 fatores que podem afetar seu desempenho na cama
Aposentado? Patrícia fala sobre futuro de Silvio Santos
O surgimento de ínguas (glândulas do sistema imunológico que incham em resposta a uma infecção bacteriana ou viral, que podem surgir nas axilas, virilha ou pescoço.) é uma característica descrita muito presente no diagnóstico da varíola, o que não é comum nas outras doenças. “Para evitar confusões da varíola dos macacos com outras doenças, uma forma importante é observar o desenvolvimento de outros sintomas, um deles seriam as ínguas.)” diz a Dra. Bruna Conde.
Doenças em que a varíola dos macacos pode ser confundida:
– Varicela zoster;
– Herpes-zoster (mesmo vírus que causa catapora);
– Herpes simples;
– Infecções bacterianas de pele;
– Infecção gonocócica disseminada;
– Sífilis primária ou secundária;
– Cancroide;
– Linfogranuloma venéreo;
– Granuloma inguinal;
– Molusco contagioso;
– Reação alérgica e quaisquer outras causas de erupção cutânea papular ou vesicular.
Como é transmitida a varíola dos macacos?
O vírus pode ser transmitido através do contato com secreções respiratórias, saliva, lesões na pele de uma pessoa infectada ou por contato com objetos recentemente contaminados, assim como o contato pele-a- pele durante o sexo, incluindo beijos, toques, sexo oral e penetração com alguém que esteja infectado.
Como é transmitido o herpes simples?
“Pode ser transmitida através do contato com a pele ou mucosa infectada, secreções respiratórias, vaginais, penianas, anais, saliva e através de contato com objetos que foram contaminados pela pessoa com o vírus. É de extrema importância que, se deparar com algum dos sintomas, buscar um profissional da saúde, para descobrir a origem da infecção e realizar o tratamento de maneira correta.” finaliza a Dra. Bruna Conde.
Policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Marabá, prenderam Jonas Oliveira da Silva,…
Na manhã desta sexta-feira (22), por volta das 10h30, um acidente de trânsito envolvendo duas…
No último domingo, 25, uma adolescente de 16 anos, que não teve a sua identidade…
Na quinta-feira, 21 de novembro de 2024, a guarnição da Polícia Militar da comunidade do…
A vítima era proprietária da oficina e foi morta a tiros em frente ao próprio…
Os 32.260 candidatos reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem conferir os resultados finais das…
This website uses cookies.