Categories: Sem categoria

Parauapebas já tem cinco casos suspeitos de Varíola dos Macacos

Subiu para cinco o número de casos suspeitos de varíola dos macacos (vírus monkeypox), em Parauapebas, sudeste do Pará.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município confirmou na tarde desta quinta-feira (4) que os cinco pacientes apresentam sintomas semelhantes aos manifestados pela varíola dos macacos. “Todos os pacientes são homens com idade de 15 a 45 anos”, afirma a nota divulgada pela Prefeitura.

O município informou e notificou a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). Foi coletado material para análise e enviado para o Laboratório Central (LACEN), em Belém. Desde então, os pacientes encontram-se em isolamento.

O primeiro caso suspeito em Parauapebas foi de um adolescente de 15 anos. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no último dia 28 de julho com sintomas semelhantes aos manifestados pela varíola dos macacos.

Sintomas

Para quem está com os sintomas a seguir é bom ficar atento, pois a doença começa com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, ou seja, sintomas inespecíficos e semelhantes a um resfriado ou gripe.

Em geral, de a 1 a 5 dias após o início da febre, aparecem lesões na pele, que são chamadas de exantema ou rash cutâneo (manchas vermelhas). Essas lesões aparecem inicialmente na face, se espalhando para outras partes do corpo. Elas vêm acompanhadas de coceira e aumento dos gânglios.

Vale ressaltar que uma pessoa é contagiosa até que todas as cascas caiam (as casquinhas contêm material viral infeccioso) e que a pele esteja completamente cicatrizada.

Transmissão

A varíola dos macacos não se espalha facilmente entre as pessoas, a proximidade é fator necessário para o contágio. Sendo assim, a doença ocorre quando o indivíduo tem contato muito próximo e direto com um animal infectado (acredita-se que os roedores sejam o principal reservatório animal para os humanos) ou com outros indivíduos infectados por meio das secreções das lesões de pele e mucosas ou gotículas do sistema respiratório.

A transmissão pode ocorrer também pelo contato com objetos contaminados com fluídos das lesões do paciente infectado, isso inclui contato da pele ou material que teve contato com a pele, por exemplo, toalhas ou lençóis usados por alguém doente.

Pebinha de Açúcar

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é morto a facadas na zona rural de Rurópolis, no Pará

Por volta das 7h00 da manhã deste sábado (18), a guarnição da Polícia Militar foi…

6 minutos ago

Filho é preso após ameaçar a mãe com faca e facão em Tailândia

Um jovem de apenas 19 anos acabou sendo preso pela Polícia Militar, após ameaçar a…

6 minutos ago

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta…

6 minutos ago

Envolvidos em ameaça ao Clube do Remo são presos em Belém

Presos foram liberados após assinar termo de compromisso de comparecimento na justiça | Divulgação/PCPAQuatro torcedores…

2 horas ago

Vídeo: Moradores do distrito de Miritituba reclamam da falta d’água

Na manhã deste sábado (18), moradores do bairro Jardim do Éden, no distrito de Miritituba,…

5 horas ago

Ônibus tombado: acidente deixa feridos na PA-150 em Tailândia

Um ônibus tombou às margens da rodovia PA-150, próximo a entrada da vicinal 12 em…

5 horas ago

This website uses cookies.