O Hospital foi inaugurado no dia 09 de julho de 2020, no ápice da pandemia, como unidade referência para tratamento de Covid-19, onde garantiu com eficiência o atendimento aos enfermos da doença, salvando milhares de vidas paraenses.
Já no início de 2021, a unidade passou a receber pacientes que não estavam contaminados pelo coronavírus e seguidamente abrindo a ala cirúrgica e a de Urgência e Emergência nas áreas de Ortopedia, Cirurgia Geral e Neurocirurgia. Ainda em 2021, aconteceu a abertura do setor de hemodiálise, do ambulatório, do Centro Obstétrico, e da Agência Transfusional.
De acordo com o diretor geral, Matheus Coutinho, a unidade soma números importantes e mostra sua relevância para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). “Hoje a unidade oferta 24 especialidades médicas e se destaca pelo atendimento humanizado e na assistência de média e alta complexidade, com os serviços de Urgência e Emergência em traumatologia sendo ofertados pelo regime de porta aberta, sem necessidade de encaminhamento”, afirma.
“Eu espero que outras pessoas que vão sair de seus municípios para ficar com ‘estranhos’, encontrem estranhos como vocês: calorosos e respectivos, assim como eu encontrei aqui no Hospital Regional de Itaituba”. A fala é da paciente Maria Ediny Freitas, do município de Alenquer, e reflete a importância do hospital na vida dos paraenses ao longo de dois anos de existência, completados no mês de julho. Nesse período, foram realizados mais de 283 mil atendimentos entre consultas, exames, cirurgias, internações e sessões de hemodiálise, oferecendo um atendimento completo e humanizado.
Especialidades
Ao todo, no Regional do Tapajós, 24 especialidades são oferecidas, entre elas, Cardiologia, Pediatria, Clínica Médica, Mastologia, Neurologia e Neurocirurgia, Urologia, Cirurgia Geral, Vascular e Pediátrica. A unidade possui ainda os serviços de Urgência e emergência, que tornou referência na região do Tapajós, ortopedia, hemodiálise e UTIs Neonatal, Pediátrica, Adulto e UCI Canguru.
Durante a grave crise sanitária enfrentada pelo país durante a, o HRT atuou como referência para os casos mais graves da Covid-19 na região de integração do Tapajós (Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão, Santarém); atendendo também pacientes da Região do Xingu e Baixo Amazonas.
Hemodiálise
O setor de hemodiálise, inaugurado em maio de 2021, conta com 24 poltronas, com capacidade diária para atendimento de pacientes em três turnos, bem como possui uma equipe multiprofissional com médicos nefrologistas, psicólogas, assistentes sociais, técnicos, enfermeiros, além de um laboratório de análises clínicas. Mais de 450 sessões de dialise são realizadas por mês.
A responsável técnica de enfermagem do Setor de Nefrologia, a enfermeira Lucimeire Feitosa, relata que a grande conquista da hemodiálise possibilitar que os pacientes estejam mais próximos dos seus familiares durante o tratamento. “Antes os pacientes precisavam se deslocar para Santarém para conseguir realizar o tratamento, agora o paciente vem, faz o tratamento e volta para sua casa. Com a assistência ofertada aqui no Hospital do Tapajós, está sendo possível os pacientes retornar aos seus lares”, informou.
Honrarias e Reconhecimento
Em maio de 2022, profissionais do Hospital Regional Público do Tapajós receberam uma honraria “Amar é Cuidar”, de autoria do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Tapajós, entidade localizada na cidade de Itaituba.
Honrarias e Reconhecimento/Foto: ASCOM HRT
A homenagem ocorreu em reconhecimento aos relevantes serviços de assistência em saúde prestados pelo HRT – sobretudo durante a pandemia de Covid-19 – aos moradores dos municípios que compõem a região do Tapajós: Aveiro, Rurópolis, Trairão, Jacareacanga e Novo Progresso.
De acordo com dados do Serviço de Atenção ao Usurário (SAU) do HRT, cerca de 90% dos usurários que são atendidos na unidade aprovam o atendimento. A acompanhante Cleilza Almeida Santos, de Terra Santa, foi uma das pessoas ouvidas na pesquisa de avaliação aplicada pelo SAU do HRT. “Agradeço e parabenizo toda a equipe do hospital sem exceção, minha mãe foi muito bem tratada, bem como todos nós, não temos do que reclamar. Meu presente de aniversário veio antecipado, minha mãe teve alta”, comentou sobre a assistência dada à mãe, que ficou internada na unidade.
A metodologia do SAU para medir a satisfação dos usuários envolve a aplicação de questionários, telefonemas ou e-mails. Além disso, também é estabelecido um contato direto com os pacientes e acompanhantes. No caso dos formulários, o índice só é enquadrado como satisfatório se a nota obtida ficar entre 7 e 10. No Hospital Regional do Tapajós, o serviço existe desde outubro de 2021.
Programação
Para comemorar os dois anos de funcionamento do HRT foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) na última semana de julho, na Sala de Treinamento do hospital, um momento de homenagens aos colaboradores e reflexão. A programação terminou com canto de parabéns a unidade hospitalar e também a todos os colaboradores aniversariantes do mês de julho.
Fonte: Moisés Sodré / Ascom HRT
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