Categories: BrasilEconomia

BNDES e BID vão avaliar projetos viáveis na área de saneamento

Acordo de cooperação técnica firmado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai permitir a avaliação prévia da viabilidade de projetos de parceria público-privada (PPP) e de concessão de serviços de água e saneamento, com foco em favelas e áreas rurais do país.

Com recursos doados pelo BID no montante de US$ 350 mil, serão desenvolvidas ferramentas paramétricas que auxiliarão o BNDES no processo de estruturação, especialmente em regiões remotas e de menor viabilidade financeira. A ideia é direcionar e ampliar investimentos para essas localidades, reduzindo os riscos associados e elevando a probabilidade de sucesso para todos os envolvidos.

De acordo com o BNDES, uma das ferramentas estabelecerá parâmetros para avaliar previamente a viabilidade técnica, financeira e econômica de projetos de universalização de água e saneamento de um município, um grupo de municípios ou uma região. “Essa avaliação prévia dará celeridade e permitirá um uso mais eficiente dos recursos empregados na estruturação dos projetos, uma vez que o BNDES terá em mãos, rapidamente, a informação necessária para fazer a modelagem com mais segurança”, disse o banco, por meio de sua assessoria de imprensa.

O BNDES informou que os trabalhos já foram iniciados. “No momento, estamos em fase final de contratação dos consultores externos. A previsão é concluir todos os estudos até o fim de 2022”.

Especialistas das duas instituições vão trabalhar em conjunto com equipes de consultores na criação de uma ferramenta para calcular os custos operacionais (Opex) e de investimentos de capital (Capex) dos serviços de água e saneamento em favelas e áreas rurais. Esses dados serão incluídos nos modelos financeiros dos contratos de PPP e concessões, de modo a viabilizar a definição de ações para atendimento a essas áreas. O modelo a ser desenvolvido será importante para cumprimento da meta de universalização do serviço de saneamento no país, completou o BNDES.

Agência Brasil

admin

Recent Posts

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Itaituba

Durante rondas ostensivas, uma guarnição da policia militar avistou um homem identificado como Josimar Braga…

47 minutos ago

Homem morre ao sofrer descarga elétrica no Pará

Manoel da Silva Chaveiro, de 33 anos, morreu na tarde de quinta-feira (25), ao sofrer…

47 minutos ago

Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% em 2024

O mercado financeiro elevou pela décima vez consecutiva a projeção do crescimento da economia brasileira…

47 minutos ago

Liverpool vence o Fulham e divide ponta da Premier League

Faltam cinco rodadas para terminar a Premier League | Liverpool F.C Neste domingo (21), o…

2 horas ago

Vídeo: Criança recém-nascida é salva por Policias Militares em Itaituba

Uma criança foi salva em Itaituba graças a ação rápida e as habilidades de reanimação…

6 horas ago

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu hoje, aos 51 anos, em decorrência de um câncer. A…

6 horas ago

This website uses cookies.