Agropalma retomará produção de biodiesel no Pará

A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, iniciou as obras de reativação de uma planta industrial, no Pará, para produção de biodiesel. “A expectativa da empresa é começar a operação no fim de 2023. Inicialmente, poderão ser produzidos até 18.000 m3 de biodiesel por ano”, revela Edison Delboni, Diretor de Operações Refinarias da Agropalma. 

A Agropalma foi uma das primeiras empresas do país a produzir biodiesel, tendo atuado nesse setor entre os anos de 2005 e 2010. Apesar do anúncio, o diretor comercial da companhia, André Gasparini, reforça que o objetivo da empresa não é se tornar um grande player desse segmento. A estratégia da Agropalma seguirá sendo comercializar soluções em óleos e gorduras de alto valor agregado para as indústrias, especialmente as de alimentos e cosméticos. 

“Apesar de não ser um volume expressivo, a reativação da usina de biodiesel cumprirá uma função estratégica de dar uma destinação mais nobre aos subprodutos dos processos produtivos da Agropalma. Atualmente, destinamos esse material para produtores de biodiesel mas, com o avanço tecnológico, a companhia entendeu ser operacionalmente e financeiramente mais vantajoso transformar, em sua própria usina, essa matéria prima em biodiesel”, explica o executivo. 

O foco prioritário da Agropalma será fornecer esse insumo para os mercados das regiões Norte e Nordeste. Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), essas localidades são mais distantes das refinarias nacionais e, portanto, mais dependentes da importação de combustível. 

Biodiesel

O biodiesel é um combustível renovável feito a partir de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. No caso da Agropalma, ela é extraída do processo de produção de óleos e gorduras. Sua principal finalidade é substituir parcialmente o óleo diesel usado em automóveis pesados, como caminhões e ônibus.

Sobre a Agropalma

A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará.

Atualmente, a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br.


Portal Tailândia

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é morto a facadas na zona rural de Rurópolis, no Pará

Por volta das 7h00 da manhã deste sábado (18), a guarnição da Polícia Militar foi…

4 horas ago

Filho é preso após ameaçar a mãe com faca e facão em Tailândia

Um jovem de apenas 19 anos acabou sendo preso pela Polícia Militar, após ameaçar a…

4 horas ago

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta…

4 horas ago

Envolvidos em ameaça ao Clube do Remo são presos em Belém

Presos foram liberados após assinar termo de compromisso de comparecimento na justiça | Divulgação/PCPAQuatro torcedores…

6 horas ago

Vídeo: Moradores do distrito de Miritituba reclamam da falta d’água

Na manhã deste sábado (18), moradores do bairro Jardim do Éden, no distrito de Miritituba,…

9 horas ago

Ônibus tombado: acidente deixa feridos na PA-150 em Tailândia

Um ônibus tombou às margens da rodovia PA-150, próximo a entrada da vicinal 12 em…

9 horas ago

This website uses cookies.