A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, dia 8 de julho, a operação Escudo Xipaya, na cidade de Novo Progresso, no Sudoeste Paraense.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Altamira também no Oeste do Estado. O objetivo é combater o garimpo clandestino na terra indígena Xipaya.
As investigações começaram quando uma liderança indígena da área comunicou a delegacia da Polícia Federal em Altamira, sobre a presença de garimpeiros no interior da terra de Xipaya, gerando um clima de tensão na região e de conflito iminente.
Ao longo das investigações foram identificadas diversas pessoas físicas e jurídicas em plena atividade exploratória, utilizando balsas e dragas entre outros apetrechos, incluindo a utilização ilegal de mercúrio, elemento poluente que causa sérios danos ao bioma.
Ninguém foi preso e foram apreendidos os aparelhos celulares dos alvos das buscas. Esse material será submetido a perícia e análise para instrução do inquérito policial e continuação das investigações.
Fonte: Comunicação Social DPF Altamira/PA.
Foi apresentada na manhã desta quinta-feira (21) na Delegacia de Polícia Civil de Novo Repartimento,…
Nesta sexta-feira (22), inicia oficialmente o Campeonato de Futsal de Tailândia, nordeste paraense. Disputado nas…
Desde 2019, a homofobia é considerada um crime de ódio e equiparada ao crime de…
Organizações da sociedade civil da rede Observatório do Clima instalaram, na manhã desta segunda-feira (18),…
O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, realizou na última segunda-feira…
A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) da Santa…
This website uses cookies.