Polícia Civil, Secretaria de Meio-Ambiente e Vigilância Sanitária deflagram “Operação Ouro e Prata” em Rurópolis PA

A Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rurópolis no Sudoeste do Pará, vem intensificando às frentes de trabalho para combater os crimes de maus-tratos contra animais no município.

O trabalho investigativo e apuração de denúncias tem contribuído fortemente para a autuação dos responsáveis.

Na última terça-feira (26), a Polícia Civil recebeu uma denúncia de que em uma propriedade rural, localizada no Km 85 haviam vários cães e gatos em estado precário de sobrevivência. A Polícia Civil, Ficais da Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária se diligenciaram até o local e constataram o crime de maus tratos, sendo que no local existiam 22 cães e 8 gatos todos desnutridos, assustados e com problemas evidentes de saúde.

Um dos animais que foi abandonado/Foto: PC

Em levantamento técnico e detalhado realizado pela polícia e pelos fiscais, verificou-se que a fazenda onde ocorreu as buscas possui grandes quantidades de hectares, casarão e algumas coberturas, onde os animais se afugentavam para se proteger do sol e chuva, estas coberturas serviam de abrigo para suas dormidas e para se protegerem de predadores.

Animal em situação precária de abandono/Foto: PC

Segundo o delegado de Polícia Civil, Ariosnaldo da Silva Vital Filho ele informou que está configurado o crime de maus tratos de animais, pois foi possível perceber que no local os móveis e utensílios domésticos da casa foram todos retirados, trazendo fortes indícios de que os animais foram abandonados representando um grave problema a saúde pública e social.

Os fiscais encontraram uma quantidade de fezes e sujeiras ocasionadas pelos próprios animais, além de um ambiente totalmente insalubre o que pode acarretar doenças que diminuirão o tempo de vida.

Equipe em trabalho de busca no local/Foto: PC

A equipe disponibilizou total assistências aos animais domésticos abandonados levando alimentos e água em suas vasilhas, bem como uma veterinária que acompanhou a equipe passou a cuidar dos bichos já que muitos estavam doentes com sarnas e patas machucadas, um desses cães já estava sem movimentos das pernas traseiras pela falta de alimentação.

Situação em que se encontrava dos animais/Foto: PCGato que também foi deixado na residência/Foto: PC

Segundo informações, Rurópolis ainda não possui um abrigo destinados à animais abandonados e por isso de comum acordo com os órgãos atuantes no caso eles continuaram no mesmo local mas agora com alimentação, água e recebendo toda a assistência por parte de veterinários locais e ainda quando recuperados estarão à disposição para adoção.

A Polícia trabalha agora para identificar o responsável ou responsáveis pelos atos de maus tratos, enquanto isso outras medidas salutares estão sendo realizadas de forma integrada com a SEMMA e Vigilância Sanitária referente a parte procedimental e laudos para melhor instruir o procedimento policial.

O delegado Ariosnaldo, informou que a Polícia Civil do município tem à frente o seu comando e a Secretaria de Meio Ambiente o Secretario Marciano Lira, os quais estão intensificando o combate à crimes ambientais na cidade e no campo, desta vez a repressão aos crimes de maus tratos de animais domésticos.

Segundo a Autoridade Policial, ele afirmou que todas as denúncias contra os agressores podem ser feitas anonimamente.

No Brasil, de acordo com a lei nº 9.605/98, maltratar um animal é crime e o agressor pode ser punido com multas, apreensão do animal, e até mesmo ser preso. Muitas pessoas sentem medo de denunciar um parente ou vizinho, e acabam fazendo vista grossa para o crime.

Para quem tem receio de fazer uma denúncia, ela pode ser feita anonimamente através do Disque Denúncia (100) e em outros órgãos públicos como o 190 da Polícia Militar.

Fonte: Portal Plantão 24horas News

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é morto a facadas na zona rural de Rurópolis, no Pará

Por volta das 7h00 da manhã deste sábado (18), a guarnição da Polícia Militar foi…

2 horas ago

Filho é preso após ameaçar a mãe com faca e facão em Tailândia

Um jovem de apenas 19 anos acabou sendo preso pela Polícia Militar, após ameaçar a…

2 horas ago

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta…

2 horas ago

Envolvidos em ameaça ao Clube do Remo são presos em Belém

Presos foram liberados após assinar termo de compromisso de comparecimento na justiça | Divulgação/PCPAQuatro torcedores…

4 horas ago

Vídeo: Moradores do distrito de Miritituba reclamam da falta d’água

Na manhã deste sábado (18), moradores do bairro Jardim do Éden, no distrito de Miritituba,…

7 horas ago

Ônibus tombado: acidente deixa feridos na PA-150 em Tailândia

Um ônibus tombou às margens da rodovia PA-150, próximo a entrada da vicinal 12 em…

7 horas ago

This website uses cookies.