Em atendimento a um pleito do governo do Estado, a Agência Nacional de Energia Elétrica deve publicar até 2 de agosto uma resolução que irá garantir à população paraense uma redução de 5% na tarifa de luz. A informação foi confirmada pelo governador Helder Barbalho (MDB), que esteve nesta terça-feira, 19, em Brasília (DF), com representantes da Aneel discutindo o tema.
No último dia 13, a distribuidora anunciou diminuição tarifária de até 5,26% para dez estados brasileiros, como forma de devolver tributos pagos a mais pelos consumidores de energia, mas o Pará tinha ficado de fora da lista. Veja:
Estado e Aneel devem ainda avaliar a viabilização de um processo de redução anual tarifária da tarifa de energia.
A medida se dá apenas quatro dias depois de o Pará solicitar a inclusão na lista de estados contemplados com a redução aplicada a outros dez unidades da federação.
“Caminho fundamental para que se discuta um pacto federativo, e que o Congresso Nacional possa garantir compensações aos estados que exportam energia, sejam compensações, ou seja permitindo a tributação em cima dessa exportação”, reforça o governador.
No modelo atual, o ICMS é cobrado no destino, portanto o Estado que recebe a energia oriunda do Pará cobra daquele contribuinte no outro Estado. “O objetivo é rever esse modelo para que essa cobrança chegue ao estado exportador de energia”, finalizou Helder.
Por: Secretaria de Fazenda
Desde a manhã deste sábado, 23 de Novembro de 2024, moradores da comunidade São Luís…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
O concurso do CNU visa preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. | Foto: Agência…
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), Ranielly Alves Pedra, de 21 anos,…
Neste sábado, 23 de novembro de 2024, uma garçonete do Cabaré Dama da Noite foi…
Uma igreja na Suíça surpreendeu os fieis ao implementar um ‘Jesus’ de Inteligência Artificial, treinado…
This website uses cookies.