Equipe da Operação Guardiões do Bioma sofre ataque no Distrito de Castelo de Sonhos PA

Uma barraca que alojava servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Força Nacional e Polícia Militar, numa Barreira de Fiscalização foi incendiada na noite da última sexta-feira (22), por volta de 23h, na região amazônica.

O acampamento operacional de combate ao desmatamento, por meio da Operação Guardiões do Bioma, localiza-se na Floresta Nacional Jamanxim (Flona do Jamanxim), próximo ao distrito de Castelo dos Sonhos (Altamira-PA), a 154 km do município de Novo Progresso, no estado do Pará.

No momento do incêndio, membros da equipe estavam na Barreira de Fiscalização, mas não havia ninguém na barraca incendiada, dessa forma, não tiveram feridos. A ação criminosa ocorreu após a prisão de duas pessoas por desmatamento ilegal na Flona do Jamanxim. Os suspeitos foram autuados em flagrante na última sexta-feira (22) e encaminhados ao presídio de Itaituba (PA). Na ocasião, um trator usado para a prática de crime ambiental foi destruído, uma motosserra foi apreendida e a área foi embargada.

Para garantir a segurança da equipe de fiscalização na região amazônica, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Novo Progresso, coordenou uma ação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional. Também foi acionada a Polícia Civil e Polícia Militar.

Operação Guardiões do Bioma

A Operação Guardiões do Bioma vem atuando desde março na região, combatendo o desmatamento ilegal nas unidades de conservação. A Floresta Nacional Jamanxim é uma das áreas que mais sofre com a destruição da floresta na Amazônia.

Mais ações

No dia 20 de julho, na Flona do Jamanxim, uma balsa escariante de grande porte foi apreendida e destruída após denúncia recebida na base de Novo Progresso. Ela tinha capacidade de retirar até 1kg de ouro por dia e nas instalações havia internet, televisão e ar condicionado, além de todo o aparato para garimpo.

Equipe composta pelo ICMBio, PRF e Força Nacional localizou a embarcação às margens do Rio Curuá, dentro da Floresta Nacional de Altamira. Seis pessoas foram presas pela Polícia Federal de Itaituba, sendo cinco homens e uma mulher.

 

Fonte: Jornal Folha do Progresso com informações do ICMBio

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Polícia Militar Prende Suspeito com Grande Quantidade de Drogas na BR 230

Na tarde deste domingo, 17 de novembro de 2024, exatamente por volta das 17h00, uma…

2 horas ago

Homem é encontrado morto com marcas de terçado no Alto Moju

Durante a manha desta segunda-feira (18), um homicídio foi registrado na comunidade Santo Antônio, localizada…

2 horas ago

Amigos do Futebol viverão RExPA inédito em Belém

O advogado e avô, Fábio Gomes (torcedor do Clube do Remo), para felicidade do neto,…

3 horas ago

Haddad critica imprensa por cobertura sobre desoneração fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou nessa quarta-feira (13) a postura da imprensa na…

3 horas ago

Equipamentos e Bomba de Recalque para Efluentes

Os equipamentos para tratamento de efluentes são fundamentais para a saúde pública e o meio…

6 horas ago

Morre em Belém um dos sócio-fundadores do Grupo Líder, Osmar Corrêa Rodrigues

Um dos sócio-fundadores do Grupo Líder morreu na manhã desta segunda-feira (18) em Belém. O empresário…

6 horas ago

This website uses cookies.