Categories: MarabáNotícias

Eguchi foi afastado por uso indevido de farda e arma da PF

Novas informações de fonte da Polícia Federal explicam o afastamento do delegado Everaldo Jorge Martins Eguchi, conhecido como Delegado Eguchi. Pela terceira vez, ele foi afastado do exercício do cargo até a decisão final do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), como é chamada a investigação interna por irregularidades cometidas por servidores da corporação.

Desta vez,  Eguchi responde por usar seu vínculo com a Polícia Federal indevidamente, embora tenha insistido nas redes sociais que o afastamento teria sido pedido por ele mesmo para poder participar das eleições, portanto, regular e em obediência à legislação eleitoral. De acordo com as fontes da PF, o que houve é que o delegado foi afastado por se exibir com farda e arma em divulgação pessoal de sua candidatura, o que é proibido pelas regras da Polícia Federal.

Em julho de 2021, Eguchi foi alvo da “Operação Mapinguari”,  que teve como objetivo aprofundar a investigação sobre o vazamento de informações de operações da Polícia Federal, tendo o delegado como um dos suspeitos. Na época, a Justiça Federal acatou a manifestação do Ministério Público Federal e determinou o seu afastamento como forma de impedir que ele pudesse interferir nas investigações.

Em novembro do mesmo ano o Diretor Geral Substituto da Policia Federal também determinou o afastamento de Eguchi de duas funções até a decisão final de um processo administrativo disciplinar instaurado contra ele pela PF.

A decisão sobre o novo afastamento foi publicada na portaria N°16.458-DG/PF,  publicada em 1° de julho de 2022. O documento determina que Eguchi fique afastado do cargo “até decisão final do Processo Administrativo Disciplinar n° 4/2022-SR/PF/PA, insataurado pela Portaria SR/PF/PA n°1.073, de 16 de maio de 2022”. Além dissoe, Eguchi deverá manter seus dados pessoais atualizados, como endereço e telefone perante a justiça, bem como informar o local em que ele poderá ser encontrado, caso venha se ausentar de sua residência.

Confira a portaria:

| Reprodução  

Eguchi foi candidato pelo Patriotas à prefeitura de Belém nas últimas eleições municipais e chegou ao segundo turno do pleito em 2020, perdendo para Edmilson Rodrigues (PSOL).

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Homem é preso por tráfico de drogas e falsidade ideológica em Rurópolis, no Pará

Na noite de quinta-feira (16), por volta das 22h20, uma guarnição da polícia militar foi…

11 minutos ago

Anvisa anuncia novas restrições para venda do medicamento zolpidem

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu restringir ainda mais a venda do medicamento zolpidem.…

11 minutos ago

Siga essa dica e seu aparelho Android ficará mais rápido

Segredinho pode deixar celulares rápidos | ReproduçãoSabe àquelas reclamações dos usuários sobre o travamento dos…

5 horas ago

Homem é preso transportando mais de 8 kg de drogas em um ônibus no município de Jacareacanga

No mesmo dia, uma guarnição da Polícia Militar realizou rondas ostensivas no município de Jacareacanga,…

5 horas ago

Relógio de passageiro do Titanic é leiloado por R$ 7 milhões

No último dia 27 de abril, um relógio de ouro, que foi do passageiro mais…

5 horas ago

Governo não vai competir com produtores gaúchos de arroz, diz Fávaro

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, voltou a dizer nesta quarta-feira (15), em…

6 horas ago

This website uses cookies.