Categories: MarabáNotícias

Condenado à morte “ganha” o direito de ser fuzilado nos EUA

Os Estados Unidos são a única nação ocidental desenvolvida que aplica a pena de morte regularmente. É um dos 54 países em todo o mundo a aplicá-la e foi o primeiro a desenvolver a injeção letal como método de execução, que já foi adotado por outros cinco países. Dependendo do motivo, o condenado à morte pode escolher entre a injeção letal ou fuzilamento através de solicitação na justiça.

O americano Michael Nance, de 61 anos, foi condenado à morte em 2002 depois que realizou um roubo de banco no estado da Geórgia que resultou no homicídio de um pedestre próximo ao local do crime em 1993.

O detento fez a solicitação para ser morto através de um fuzilamento para a Suprema Corte dos Estados Unidos, alegando que a tradicional injeção nas veias poderia lhe causar sofrimentos, devido as más condições de saúde de seu corpo. Em um caso atípico, a corte aceitou o pedido na quinta-feira (23).

Segundo a apuração do portal UOL, o sentenciado reforçou a sua solicitação ao mostrar que toma remédios para uma dor crônica nas costas, aumentando as chances de não ficar inconsciente após receber uma anestesia geral.  

Veja também:

Em votação de cinco favoráveis e quatro contra, foi concedido o pedido de Michael com base nas leis do estado, que permite qualquer método de execução ser realizado caso haja consenso entre ambas às partes. 

O pelotão de fuzilamento é um método de execução geralmente usado em apenas quatro estados: Carolina do Sul, Mississippi, Oklahoma e Utah, sendo utilizado com maior frequência apenas na Carolina do Sul, diz o Centro de Informações sobre Pena de Morte.

O último caso em que foi pedido o fuzilamento na Geórgia ocorreu em 2017, quando o réu J.W. Ledford Jr fez a solicitação, mas foi recusado e recebeu a injeção letal.

Ao todo, são contabilizados por volta de 1200 execuções de fuzilamento por ano nos Estados Unidos, como também afirma o Centro de informações.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Vini Jr descobre que antepassados eram de Camarões

Craque se emocionou ao saber que antepassados pertenciam à tribo Tikar | Foto: André Frutuôso/CBFAs…

15 minutos ago

Jovem é Morto com Disparo na Cabeça em Medicilândia, Pará

O homicídio aconteceu início da madrugada deste sábado, 23 de novembro de 2024. A vítima,…

2 horas ago

Urgente: adolescente de 12 anos é estuprada a caminho de escola em Moju

Uma adolescente de 12 anos foi estuprada na manhã desta quinta, 21, enquanto aguardava o…

2 horas ago

Lucas Lima acumula dívida e pode perder apartamento

Lucas Lima pode estar a um passo de perder o apartamento que comprou em Campinas,…

6 horas ago

Polícia Federal encerra atividades de garimpos ilegais em São Felix do Xingu

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19/11) a Operação Ouro Negro, para combate de garimpos…

6 horas ago

Vaga de emprego: loja contrata repositora e operadora de caixa em Tailândia

Uma loja de variedades localizada no centro de Tailândia, nordeste do Pará, está contratando profissionais…

6 horas ago

This website uses cookies.