Caso Brizola – Júri popular com mais de 20 horas absolve mulher de fazendeiro em Novo Progresso PA

Na madrugada do último sábado (02), encerrou-se mais uma temporada de julgamentos populares na Comarca de Novo Progresso no Pará. A Solenidade na qual 07 cidadãos do município, foram escolhidos para julgarem crimes dolosos contra a vida.

O último julgamento apresentado aos jurados foi denominado de “Caso Brizola”, no qual o Ministério Público acusava M.A.F.N e J.S.H de terem sido responsáveis pela morte do Fazendeiro Vanderlei Caron, conhecido como Brizola, o caso ficou bem conhecido como, “pé de pano”.

A denúncia apontava que de forma torpe, visando a herança da vítima, os acusados teriam cometido o crime em 09 de novembro de 2018 na Vila Isol – KM 1000, mas a vítima só veio à óbito em 17 de janeiro de 2019 e o crime foi qualificado como homicídio de forma consumada.

Na sessão de julgamento, M.A.F.N, então esposa da vítima, defendida pela advogada Paranaense Rafaela C. Sbardelotto Venâncio, juntamente com o Advogado Matogrossense Bruno Hintz, defenderam a não participação da suspeita no mencionado crime, pleiteando assim a absolvição dela, sendo a tese apresentada, acolhida por maioria dos jurados.

Defesa realizada com muita atenção e cuidado que resultou na absolvição.

A banca defensiva, de J.S.H, réu confesso, foi composta pelos Advogados Paraenses Fernando Brandão e Flávio Pedrosa e ainda o advogado Matogrossense, José Everaldo S. Macedo que entre outras teses sustentou legítima defesa e o decote da qualificadora, sendo esta última tese acatada pelo Conselho de Sentença.

A acalorada sessão de Julgamento, permeada por intensos debates entre acusação e defesa durou aproximadamente 20 horas ininterruptas, e foi presidida pelo Juiz, Thiago Fernandes e a acusação ficou a cargo do Promotor de Justiça Alan Jhones titular na Comarca da Capital Paraense Belém.

O plenário da Câmara Municipal de Novo Progresso, permaneceu durante toda a sessão lotado por populares que atentamente acompanhavam o julgamento de grande repercussão Estadual.

Para o estudante de direito Oziel Pereira, que acompanhou toda a sessão, o que chamou a atenção foi a reprodução simulada mediante vídeo 3D produzida pela defesa, demonstrando o exato momento do crime.

A Advogada Rafaela C. Sbardelotto Venâncio, advogada de M.A.F.N desde 2019, afirma que o resultado do julgamento representa a vontade soberana dos representantes da sociedade de Novo Progresso/PA, que reconheceu a materialidade, contudo por íntima convicção decidiram por absolver sua cliente.

Dr Brandão por sua vez, disse que a defesa de seu cliente confesso, teve as dificuldades em demonstrar a não intenção de matar, por falhas processuais e falta de provas, mas que no final, a técnica e dedicação da defesa venceram mais uma vez.

A decisão dos jurados foi lida em plenário às 04:36 deste sábado.

M.A.F.D.N foi absolvida por maioria dos votos, e não terá mais que colaborar com a justiça, enquanto J.D.S.H, foi condenado, devido às atenuantes: menor de 21 na data dos fatos, bem como pela confissão teve diminuição de pena, entendendo o Magistrado que não é caso de prisão preventiva, sendo que o mesmo irá cumprir as determinações do Juízo em liberdade.

M.A.F.D.N, foi presa em 17 de janeiro de 2019, em março do mesmo ano, a defesa da acusada protocolou um HABEAS CORPUS, que resultou em sua prisão domiciliar, vindo a acusada a permanecer em sua casa, com as medidas diversas da prisão, e hoje com alegria a mesma consegue sua absolvição.

 

Fonte: Jornal  Folha do Progresso

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Mulher é Flagrada Furtando Camiseta Infantil em Itaituba

Uma mulher foi flagrada furtando uma camiseta infantil na loja Donabi, localizada na travessa João…

1 hora ago

RBATV celebra seus 36 anos mais próxima do telespectador

Nesta sexta-feira (13), a tarde foi repleta de alegria com a comunidade, embalada pelas bandas…

2 horas ago

Tragédia em Colares: Duas Pessoas Morrem Afogadas Após Carro Cair em Igarapé

Na manhã desta quarta-feira, 25 de dezembro de 2024, duas pessoas morreram afogadas após um…

5 horas ago

Jader Barbalho ganha homenagem do Ministério Público do Pará

O senador Jader Barbalho recebeu, nesta sexta-feira (13), o “Colar do Mérito Institucional do Ministério…

8 horas ago

Esfaqueamento em Novo Progresso: Suspeita é Detida

Na manhã deste domingo, 22 de dezembro de 2024, a polícia militar foi acionada para…

10 horas ago

This website uses cookies.