Categories: MarabáNotícias

A estação de verão requer cuidado redobrado com os olhos

O famoso verão amazônico é uma das marcas das tradicionais férias escolares na região norte pelo clima ensolarado e sem muitas chuvas, mas o clima nesse período levanta a atenção para um cuidado redobrado com um dos órgãos mais complexos: os olhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por intermédio dos olhos. Logo, o ditado popular ‘todo cuidado é pouco’ é o alerta que precisamos para direcionar nossa atenção durante a estação para eles, já que a mudança de clima é favorável para o aparecimento de problemas tanto nos olhos, quanto na vista, que diferem das doenças oculares registradas regularmente como conjuntivite bacteriana e viral, tracoma, catarata e glaucoma.

O Oftalmologista do Sistema Hapvida, Breno Barth, explica sobre os cuidados redobrados que devemos ter durante o verão e dá dicas do que fazer para promover a saúde ocular, direcionadas tanto para crianças como para adultos. “O principal cuidado é que nessa época de verão muitas vezes se tem aglomeração de pessoas, então é muito comum as conjuntivites virais. O ideal então é lavar as mãos, evitar passar as mãos sujas nos olhos, ter cuidado com o protetor solar e também usar óculos de sol”, orienta.

O médico ainda reforça que o óculos de sol, acessório indispensável nessa época, é importante na questão da proteção ultravioleta, mas devemos ficar atentos se possui os requisitos básicos para se tornar um aliado. “Muitas vezes esse óculos não têm proteção ultravioleta, então como a lente é escura, a pupila dilata e entra mais raios solares que podem queimar a retina. Por isso, quando o paciente usa um óculos de má qualidade, sem proteção ultravioleta, o risco de dano à retina é bem maior. Eu prefiro até que entre o paciente estar com o óculos sem proteção ultravioleta e ficar sem o óculos, ele fique sem eles. Porque sem, ele vai fechar mais o olho, colocar a mão na frente da testa para proteger os olhos dessa radiação e consequentemente vai promover uma miose (a pupila fica pequena, fechada), vai entrar menos raios com radiação ultravioleta nessa retina, nesse olho”, explica.

 

O oftalmologia Breno Barth | Divulgação 

Como essa estação é sinônimo de muito calor, os clubes são uma boa escolha de fuga para se refrescar. Logo, as águas dessas piscinas possuem cloro para ajudar a manter a qualidade, mas ainda assim as pessoas que usam lente de contato devem ter cuidado redobrado para evitar infecções com acanthamoeba, um protozoário presente em água doce e terra úmida, que pode estar presente nessa água da piscina e penetrar no olho, gerando úlceras. Um alerta que fica também para quem gosta de abrir os olhos debaixo da água, pois podem acabar ficando com aqueles olhos vermelhos e irritados, causando conjuntivites alérgicas.

O uso de soro fisiológico pode ajudar a tratar esses olhos irritados, mas como toda boa prevenção, a procura por um especialista não deve ser ignorada, principalmente, caso perceba que os cuidados básicos não estão sendo suficientes. Como é uma época em que os olhos ficam mais secos por conta do vento e do sol, o oftalmologista pode prescrever o uso de bons colírios, lubrificantes ou antialérgicos.

DOL

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Copa do Brasil e Libertadores seguem após Brasileirão parar

Estádio do Grêmio atingido pelas cheias do RS | ReproduçãoDiferente do que ocorreu com o…

2 horas ago

Mulher é presa suspeita de comercialização de drogas em Itaituba

A guarnição do GMP da Polícia Militar do município de Itaituba, no sudoeste do Pará,…

2 horas ago

Homem se passa por mulher para conseguir fotos íntimas de adolescente e vai preso no Pará

Um homem foi preso pela Polícia Civil, na quarta-feira (15), em Cachoeira do Arari, no Marajó, depois de…

2 horas ago

PL sobre adaptação a mudanças climáticas é aprovado no Senado

O Senado Federal aprovou, na noite dessa quarta-feira (15), o Projeto de Lei (PL) 4.129/2021,…

2 horas ago

Veículos se envolvem em acidente no bairro Buriti em Itaituba

A colisão entre dois veículos aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), na Avenida Buritis com…

6 horas ago

Anitta desabafa após perder mais de 200 mil seguidores: ‘Porque eu sou macumbeira’

Na tarde de segunda-feira (13), a cantora Anitta fez uma live nas redes sociais e…

6 horas ago

This website uses cookies.