MPF processa governo federal para que combata com urgência o desmate na Terra Indígena Trincheira-Bacajá, no PA

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal em Redenção (PA) para que obrigue o governo federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a fazerem fiscalizações emergenciais e imediatas na Terra Indígena Trincheira-Bacajá, do povo Xikrin Mebengokrê, para conter as invasões e o desmatamento que tornaram a área, nos últimos três anos, uma das mais desmatadas da Amazônia.

Em 2020, a Trincheira-Bacajá alcançou o quarto lugar no ranking das áreas indígenas mais desmatadas na região, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e os próprios Xikrin denunciaram a situação à Funai, ao Ibama e ao MPF. Eles avisaram que os invasores estavam se aproximando demais de algumas de suas aldeias, o que pode levar a um conflito a qualquer momento.

O MPF pressionou a Funai e o Ibama diversas vezes para que fossem tomadas providências, sem resultado, o que caracteriza a omissão das duas instituições que deveriam proteger os povos indígenas e o meio ambiente. Na ação, o MPF assinala que, ao criar o Conselho Nacional da Amazônia Legal e concentrar suas atividades na vice-presidência da República, o governo federal retirou o controle das fiscalizações ambientais do órgão com maior expertise técnica, que é o Ministério do Meio Ambiente.

Fiscalização tolhida – “Malgrado não ter havido alteração legislativa que retirasse do Ibama o livre exercício do poder de polícia ambiental, fato é que a autarquia vem sendo ilegalmente tolhida em sua atividade fiscalizatória”, diz a ação judicial. Para o MPF, “é fato notório que o poder executivo federal se omite deliberada e ilegalmente no seu dever de proteção territorial das terras indígenas. Por essa razão, urge que o poder judiciário faça cumprir a lei e determine à União que empregue todas as forças e órgãos de segurança a ela vinculados ou com ela articulados, das esferas estadual e municipal, para coibir as invasões e explorações ilícitas na Terra Indígena Trincheira-Bacajá, especialmente nas áreas discriminadas no objeto desta ação”.

A ação pede que a Justiça Federal conceda liminar (ordem urgente) para obrigar o Ibama a deflagrar fiscalizações emergenciais, devendo inutilizar qualquer máquina, equipamentos e bases de apoio aos invasores. A liminar pode obrigar também a União a empregar e engajar todas as forças civis e militares e órgãos de segurança, federais ou estaduais, com apoio de aeronaves, servidores e o que mais for necessário, para coibir as invasões na Terra Indígena Trincheira-Bacajá.

O MPF também pediu que a União seja obrigada a instaurar inquéritos policiais ou dar andamento prioritário aos que já existem que tenham como objeto os crimes de invasão, exploração e usurpação ilegal no interior da área, no âmbito da Polícia Federal e do Ministério da Justiça. O objetivo é que tais investigações sejam concluídas no prazo máximo de seis meses.

A Funai deve ser obrigada, caso os pedidos do MPF sejam aceitos, a elaborar relatório técnico detalhado mapeando a expansão das invasões e desmatamentos por ela ocasionados dentro da Terra Indígena Trincheira-Bacajá, compartilhando os resultados com o MPF e com a PF.

Processo nº 1001469-52.2022.4.01.3905 – Vara Cível e Criminal da Justiça Federal em Redenção (PA)

Íntegra da ação

Consulta processual

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Novembro Azul: 7 Dicas Cruciais para Prevenir o Câncer de Próstata

No mês de novembro os especialistas do Hospital Moinhos de Vento listam algumas recomendações que…

1 hora ago

Gusttavo Lima raspa barba e reaparece de bigode; veja

Gusttavo Lima | Reprodução/ redes sociaisGusttavo Lima é cantor e compositor, um dos maiores nomes…

2 horas ago

Pará tem 71 vagas abertas para estágio e menor aprendiz; Confira

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) informou ao Grupo Liberal que está com novas…

2 horas ago

Maior evento de arte na pele do mundo começa nesta sexta em São Paulo

O mercado de tatuagem no Brasil deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2024,…

2 horas ago

Brasil Alcança Expansão Histórica no Agronegócio com Abertura de 200 Novos Mercados Internacionais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atingiu um marco inédito ao abrir 200 novos…

6 horas ago

Vídeo: PM mata criminosos envolvidos em morte de policial no Pará

A noite deste sábado, 16, foi registrada duas mortes em frente a um supermercado no…

6 horas ago

This website uses cookies.