Governo do Pará vai oferecer mais 295 bolsas de iniciação científica para os 144 municípios

 

Apoio para desenvolver um sistema de informações estatísticas era o que Jaqueline Meireles precisava para pôr em prática um projeto que nasceu quando ela terminou o mestrado em Genética e Biologia Molecular com ênfase em Bioinformática, na Universidade do Estado do Pará (Uepa).

“Percebi que poderia desenvolver uma ferramenta que agrupasse dados estatísticos de todas as regiões do Pará. É um sistema de pesquisa integrado para facilitar o acesso da população”, explica a pesquisadora.

Hoje, Jaqueline é bolsista do Programa “Bolsa Pará”, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), órgão do governo do Estado.

“A bolsa é de suma importância não só como forma de incentivo, mas também para custear nossos gastos do dia a dia. Sem a bolsa é muito inviável nos mantermos”, complementa.

Universalização – Para ampliar o incentivo à pesquisa, o Governo do Pará vai oferecer mais 295 bolsas de iniciação científica no âmbito do Programa “Forma Pará”, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

A proposta é dar oportunidade aos alunos de todas as turmas que estudam nas seis instituições públicas de ensino superior participantes do programa. A iniciativa universaliza a pesquisa nos 144 municípios paraenses.

“Esperamos conseguir fortalecer a cultura científica no Estado, para que possamos gerar alunos interessados em prosseguir na carreira científica, tendo contato com a ciência, tecnologia e inovação desde o início da sua formação acadêmica”, ressalta Deyvison Medrado, diretor Científico da Fapespa.

De 2019 a 2022, a Fapespa ofertou mais de 4.400 bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado júnior e pós-doutorado sênior. O investimento ultrapassa R$160 milhões. “Com o aumento do investimento, foi possível ampliar os horizontes de pesquisa apoiados pela instituição, gerando produtos científicos em todas as áreas do conhecimento”, acrescenta Marcel Botelho, presidente da Fapespa.

Por Denise Soares (SECOM)

Plantão24horas

Zap Marabá

O Site Zap Marabá foi criado com o intuito de dividir experiências e informações com o público Marabaense e de toda a região do Pará. Abordando diversos temas, mas principalmente temas policiais, o site vem conquistando cada vez mais leitores e seguidores nas redes sociais. Hoje contamos com mais de 17k de seguidores no facebook. Dentre os assuntos abordados, podemos destacar, ocorrências policiais, vagas de emprego, saúde, politica etc..

Recent Posts

Veja o que dizem os candidatos após o adiamento do CNU

Previsto para ser realizado neste domingo (5), o CNU (Concurso Nacional Unificado) foi adiado após…

2 horas ago

Psica 2024 tem datas anunciadas e pré-venda liberada

Festival será no Mangueirão e ingressos estão a venda a partir de R$100 | Divulgação…

8 horas ago

Confira se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo trará medidas para evitar a alta no…

8 horas ago

Matheus Nogueira desabafa após novo tropeço do Paysandu

Goleiro cobrou maior efetividade da equipe e deu razão às cobranças do torcedor. | Matheus…

13 horas ago

Operação da PF combate fraudes ao Auxílio Brasil no Pará

Redenção/PA. A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (3/5), em…

15 horas ago

COP-30: secretário do Pará e Anitta participam de evento

Nesta quinta-feira (2), o Secretário de Meio Ambiente do estado do Pará, Mauro O’de Almeida,…

19 horas ago

This website uses cookies.